Quais são os animais mais barulhentos?

O som mais ensurdecedor que você já ouviu foi num show de heavy metal? Ou numa pista de aeroporto durante uma decolagem? Ou nas avenidas movimentadas de uma grande cidade? Pois esses barulhos são pouco mais que sussurros se comparados a alguns sons que os animais são capazes de produzir.

Para ter uma ideia: a média do volume de um show de rock é de 100 decibéis, um avião a jato pode alcançar (se você estiver bem perto das turbinas) os 160 decibéis, e a poluição sonora das metrópoles chega a 80 decibéis. Já a baleia azul, em um só grito, vai aos 188 decibéis. E ela não é a única, como você vê nestas páginas.

E qual é a razão para tanto escândalo no reino animal? São várias e vão desde a tentativa de uma baleia macho atrair uma fêmea, até um simples cumprimento entre elefantes. Além disso, o que pode dar novos contornos- e potencializar – o volume do som desses bichos é o meio pelo qual eles transmitem sua mensagem, que pode ser a água, o ar e até a terra. Eleger o mais barulhento do mundo é fácil: a baleia vence em todos os aspectos. Mas há outros bichos que, se não levam a medalha de ouro no grito em altura, fazem bonito no barulho à distância.

Modalidade: Grito em Altura (em decibéis)

Fonte: Luiz Roberto Francisco, biólogo e consultor da ZOOTEC, empresa especializada em manejo de animais selvagens, National Oceanic and Atmospheric Administration, site Ranger Richard E. Bicknell e site Howstuffworks

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima