TRE-TO lança edição 2020 do projeto Eleições sem Sujeira

A Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou, nesta semana, as ações do projeto Eleições sem Sujeira – edição 2020. Por meio de campanha de conscientização, partidos, candidatos, eleitores, mesários e servidores que atuarão no dia da votação serão orientados sobre formas de minimizar os impactos ambientais causados pela realização de uma eleição e a importância da destinação correta de todo resíduo gerado durante o período eleitoral.

Com a tônica “candidato que suja a cidade não merece o seu voto” a iniciativa ainda visa a orientar candidatos e partidos políticos para a gestão adequada dos resíduos de campanha (papel, plástico/lona e outros) e despertar no eleitor a consciência da necessidade de ser agente fiscalizador. “O eleitor que presenciar um candidato ou coligação fazendo o descarte de materiais de campanhas nas ruas, deve ligar para a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (0800 6486 800) e fazer uma denúncia. Com esta atitude o eleitor ajuda a preservar o meio ambiente e a construir uma eleição mais ética e correta”, destaca a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal, Wagna Cristiane.

A gestão dos resíduos gerados pela Justiça Eleitoral nos 139 municípios também faz parte do projeto, assim como ações para fomentar o trabalho das associações, cooperativas e indústrias de materiais reciclados. Neste ano, foram fechadas parcerias com catadores individuais de material reciclável ou associações de catadores em 25 cidades do estado para recebimento de plástico e papel. Confira aqui a relação das associações cadastradas.

A Justiça Eleitoral do Tocantins é uma das entidades parceiras do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do estado, do qual o CRBio-04 faz parte.

Informações: Ascom TRE-TO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima