Biólogo lança livro “Repensando a gestão ambiental pública no Brasil”

O manejo da fauna silvestre para fins comerciais deve ser incentivado no Brasil? A PEC 65 é tão ruim quanto falam por aí? As mudanças climáticas devem ser prioridades na política ambiental brasileira? Essas e várias outras perguntas polêmicas são abordadas pelo biólogo Dr. Marcos Antônio Reis Araújo em seu mais novo livro, “Repensando a gestão ambiental pública no Brasil: uma contribuição para o debate de reconstrução nacional”.

A obra relata os principais eventos na arena internacional que influenciaram a gestão ambiental no Brasil, a história da gestão ambiental e da ecologia nos Estados Unidos, que tanto nos influenciou no final do século XX, discute detalhadamente como o paradigma do equilíbrio ecológico embasa toda a nossa gestão ambiental e como o paradigma do não equilíbrio poderá ser adotado no país. Discute, também, como a mentalidade anticapitalista vigente na área ambiental nubla o debate ambiental no país.

Na sequência, o livro relata toda a evolução histórica da gestão ambiental no Brasil, desde o final do século XIX, tendo como pano de fundo o processo de modernização do país. A gestão de fauna, a gestão dos recursos pesqueiros e o manejo de crocodilianos no Amazonas são discutidos por colaboradores da publicação.

Ao final, Marcos elenca algumas sugestões para se repensar a gestão ambiental no Brasil. Não é, contudo, um livro com respostas prontas: você deve ler e tirar suas próprias conclusões.

O livro “Repensando a gestão ambiental pública no Brasil: uma contribuição para o debate de reconstrução nacional” tem apoio do CRBio-04 e está à venda no formato eBook por R$19,90 no site da Amazon: https://goo.gl/oBhi5c.

Papo com Biólogo
Os assuntos abordados por Marcos Araújo em seu livro foram o tema do segundo Papo com Biólogo, realizado no dia 07 de junho, na sede do CRBio-04. Em breve o vídeo da palestra será disponibilizado online.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima