O manejo da fauna silvestre para fins comerciais deve ser incentivado no Brasil? A PEC 65 é tão ruim quanto falam por aí? As mudanças climáticas devem ser prioridades na política ambiental brasileira? Essas e várias outras perguntas polêmicas são abordadas pelo biólogo Dr. Marcos Antônio Reis Araújo em seu mais novo livro, “Repensando a gestão ambiental pública no Brasil: uma contribuição para o debate de reconstrução nacional”.
A obra relata os principais eventos na arena internacional que influenciaram a gestão ambiental no Brasil, a história da gestão ambiental e da ecologia nos Estados Unidos, que tanto nos influenciou no final do século XX, discute detalhadamente como o paradigma do equilíbrio ecológico embasa toda a nossa gestão ambiental e como o paradigma do não equilíbrio poderá ser adotado no país. Discute, também, como a mentalidade anticapitalista vigente na área ambiental nubla o debate ambiental no país.
Na sequência, o livro relata toda a evolução histórica da gestão ambiental no Brasil, desde o final do século XIX, tendo como pano de fundo o processo de modernização do país. A gestão de fauna, a gestão dos recursos pesqueiros e o manejo de crocodilianos no Amazonas são discutidos por colaboradores da publicação.
Ao final, Marcos elenca algumas sugestões para se repensar a gestão ambiental no Brasil. Não é, contudo, um livro com respostas prontas: você deve ler e tirar suas próprias conclusões.
O livro “Repensando a gestão ambiental pública no Brasil: uma contribuição para o debate de reconstrução nacional” tem apoio do CRBio-04 e está à venda no formato eBook por R$19,90 no site da Amazon: https://goo.gl/oBhi5c.
Papo com Biólogo
Os assuntos abordados por Marcos Araújo em seu livro foram o tema do segundo Papo com Biólogo, realizado no dia 07 de junho, na sede do CRBio-04. Em breve o vídeo da palestra será disponibilizado online.
