Estudo de casos de sucesso da biotecnologia no Brasil

A ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, está elaborando um documento com diagnóstico dos gargalos para o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil que será apresentado ao Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior – MDIC, no próximo dia 19/12/2011, segunda-feira. A ABDI gostaria de incluir no texto alguns casos de sucesso de empregas brasileiras desse setor, comprovando que apesar das dificuldades existe grande potencial e qualidade nas empresas usuárias e/ou de base biotecnológica no país.
Para fins do referido documento o critério de sucesso utilizado para inclusão dos casos será o lançamento por parte da empresa de produto biotecnológico novo/inovador, no período entre 2010 e 2011. Trata-se de documento de livre circulação e, portanto, o envio das informações implica em tácita autorização para sua divulgação em palestras ou eventos realizados pela ABDI.
Caso haja interesse na participação, é necessário enviar as respostas para o roteiro de perguntas abaixo para o endereço eletrônico: wilker.filho@abdi.com.br . Se for verificada necessidade de complementação de informações, a ABDI entrará em contato por telefone para realização de entrevista.
Segue abaixo roteiro de questões para a realização do estudo de caso mencionado:
ROTEIRO DE PERGUNTAS
1) Nome da empresa:
2) Endereço completo com cidade, estado e cep:
3) Telefones:
4) Nome do dirigente:
5) Contatos do dirigente (e-mail, telefones):
6) Número de colaboradores em 2009, 2010 e 2011
7) Faturamento bruto em 2009, 2010, 2011
8) Produtos produzidos:
9) Produtos biotecnológicos produzidos:
10) A produção dos produtos biotecnológicos envolve biotecnologia moderna (engenharia genética), biotecnologia clássica (sem manipulação gênica) ou ambas?
a) Biotecnologia moderna (engenharia genética): ( ) Sim ( ) Não
b) Biotecnologia clássica (sem manipulação gênica): ( ) Sim ( ) Não
11) Cite o(s) produto(s) biotecnológico(s) lançado(s) no mercado em 2009, 2010 e/ou 2011.
12) Apresente em até duas páginas a história do processo que ocorreu na sua empresa desde a pesquisa e desenvolvimento até o lançamento de um produto no mercado. Pedimos a gentileza de tentar responder no texto às questões abaixo:
a) Quais as principais dificuldades encontradas? Ex.: recursos humanos, obtenção de insumos, financiamento, gestão, relação universidade-empresa, questões regulatórias, propriedade intelectual, entre outras.
b) Como superou estas dificuldades?
c) Conhece os instrumentos disponíveis hoje para utilização por parte das empresas de biotecnologia?
1. Caso conheça e tenha utilizado algum instrumento de financiamento ou de política governamental seja no nível federal, estadual ou municipal, quais utilizou?
2. Teria sugestões de aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados?
3. Caso não tenha utilizado nenhum instrumento, quais as razões o levaram a não utilizá-los?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima