Palestra “Metabiology: Life as Evolving Software”

A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) receberá, nos dias 26 e 27 de setembro, o matemático Gregory John Chaitin, para proferir uma conferência sobre metabiologia e sua relação com a Teoria da Evolução, de Charles Darwin.
Um dos pioneiros na área da teoria da informação algorítmica, Chaitin não se conformava que a Teoria da Evolução não pudesse ser explicada por equações. Para isso, ele utilizou a metabiologia – uma área que faz a conversão da tecnologia da informação com a biologia, estudando a mutação aleatória por meio de um software.
Ex-pesquisador do Centro de Pesquisa da IBM, Chaitin é doutor honoris causa da Universidade do Maine, nos Estados Unidos. Ele foi um dos três cientistas responsáveis pela teoria da informação algorítmica, pela qual se mostrou possível utilizar computação na teoria da informação, explicando assim alguns paradoxos lógicos, como o teorema da incompletude de Gödel, por meio dessa teoria.
Foi ainda o descobridor do número Ômega (número real entre 0 e 1) que, de certa forma, recoloca a famosa questão de Einstein “Deus não joga dados” em xeque novamente, desta vez no âmbito da matemática pura. Chaitin está no Brasil como professor-visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A conferência será proferida em inglês, em duas partes: dia 26 de setembro, às 14h30, e dia 27 de setembro, às 9h.
O evento será realizado na sala C1-49 do prédio da Engenharia Elétrica da Poli, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, na Cidade Universitária, em São Paulo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima