A PUC Minas em Contagem realizará, nos dias 24 e 25 de agosto, a II Mostra Ecológica, com o tema Sustentabilidade Ambiental: economia e vida. A iniciativa será marcada por palestras e debates com apresentações relacionadas às questões ambientais e à preservação da natureza. A Mostra Ecológica contará, também, com oficinas temáticas sobre horta orgânica, plantas medicinais, sustentabilidade e bioconstrução.
O encontro será realizado no teatro do núcleo universitário, nos turnos manhã e noite. Na quadra de esportes do núcleo universitário, será realizada a Feira de Economia Solidária, com exposições do trabalho de grupos ligados ao Centro de Formação dos Trabalhadores de Economia Solidária de Contagem, Betim, Belo Horizonte e Esmeraldas.
A coordenadora da Pastoral Universitária em Contagem, professora Dilma Silva, uma das organizadoras do evento, defende que a Universidade incentive o debate sobre a questão ambiental e que propicie iniciativas coletivas para a preservação da natureza. “Todos somos responsáveis pela manutenção da vida no planeta. Organizações públicas e privadas, escolas e comunidade podem contribuir com suas ações”, defende. A Mostra Ecológica é realizada pela Pastoral Universitária, Cursos de Administração e Comércio Exterior e Observatório do Milênio.
Confira a programação:
Palestras e debates
Datas: 24 e 25 de agosto de 2010
Local: Teatro da PUC MINAS em Contagem
Dia 24 de agosto de 2010
MANHÃ
7h15 – Apresentação de vídeos
7h45 – Abertura: Hino Nacional e pronunciamento com o Prof. Robson dos Santos Marques, Diretor Acadêmico da PUC Minas em Contagem.
8h – Palestra:
Palestrante: Frederico Santana Rick – Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte
9h – Debate
9h15 – Intervalo
9h30 – Mesa redonda – Práticas Ambientalistas
Expositores: Itamar Gomes Cabral- Engenheiro Ambientalista/PBH
D. Geralda – ASMARE
10h30 – Debate orientado com perguntas do público.
11h – Visita à feira
TARDE
Oficinas e experiências que promovem a sustentabilidade.
Público alvo: estudantes, professores, grupos extensionistas, comunidade do entorno.
NOITE
19h- Apresentação de vídeos
19h15 – Abertura: Hino Nacional e pronunciamento: Profª Maria José Viana Marinho de Mattos, Pró-reitora Adjunta da PUC Minas em Contagem
19h30 – Palestra – “Sustentabilidade: uma visão sistêmica”
Palestrante: Profº Carlos Ângelo Mourthé.
Visita à feira
Dia 25 de agosto de 2010
MANHÃ
7h15 – Apresentação de vídeos
7h30 – Palestra – Valéria Antonia Silva – MST Assentamento Pastorinha.
8h15 – Debate
8h45 – intervalo
9h – Mesa redonda – “Ações que geram uma economia em função da Vida”.
Solange Bottaro – Superintendente da Missão Ramacrisna – Betim/MG
Maria das Graças Marçal (D. Geralda) Representante da Asmare e Integrantes da rede de agroecologia.
TARDE
Oficinas
NOITE
19h – Palestra: “Desenvolvimento Econômico com bases sustentáveis em comunidades tradicionais”
Palestrantes: Prof. Miguel Ângelo Andrade – Coordenador do Curso de Ciências Biológicas PUC Minas – Campus Coração Eucarístico
Debate.
Feira de Economia Solidária
Datas: 24 e 25 de agosto de 2010
Local: Quadras de esportes da PUC MINAS em Contagem
Horário: 8h às 21h
Produtos: Artesanatos, produtos orgânicos, cosméticos naturais, alimentação, produtos integrais.
Expositores: Missão Ramacrisna; Green Peace, CEFOR – Centro de Formação dos Trabalhadores de Economia Solidária de Contagem, Betim, Belo Horizonte e Esmeraldas.
Apresentações culturais
Oficinas: Empreendimentos de Economia Solidária
· Robótica: Profº Liberato Ferreira – Lixo eletrônico que viram robôs e transformam vidas.
· Como criar uma horta orgânica.
· Plantas medicinais.
· Sustentabilidade e Bioconstrução – ONG 4 cantos do mundo.
· Artesanato com jornais – Ramacrisna
Mais informações: (31) 3399-5881