Premiar inicia plantio na Pampulha

A região da Pampulha em Belo Horizonte será, em 2010, a primeira beneficiada com plantios pelo Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes – Premiar, que tem o objetivo de compatibilizar a arborização urbana com as redes de energia elétrica. A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), iniciou em janeiro o plantio de mudas de árvores em substituição às que apresentam risco de queda iminente.

Essa ação contempla o projeto piloto que foi implantado na Pampulha em 2009 e que abrange vistorias realizadas por arboristas da Cemig e da PBH, a supressão de árvores em situação de risco e o plantio compensatório. As mudas selecionadas para o plantio são mais resistentes e desenvolvidas, com tamanho mínimo de 2,5 metros.

Os moradores dos locais em torno do plantio são consultados previamente a respeito da localização das mudas e participam do processo.

O Premiar prioriza o envolvimento da comunidade em suas atividades e, para isso, realiza frequentemente oficinas com diversos públicos, dentre eles representantes de ONGs, entidades de classes, lideranças comunitárias e profissionais de meio ambiente da PBH. Isso possibilita a discussão sobre o tema do programa e a coleta de sugestões para aplicação no Premiar, reafirmando a importância de cada cidadão na consolidação das ações do programa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima