Seminário Índice de P+L: Em busca da Sustentabilidade

O Seminário “Índice P+L: Em Busca da Sustentabilidade” têm como objetivo divulgar o projeto desenvolvido pela FEAM que buscou desenvolver um método de cálculo capaz de mensurar os níveis de ecoeficiência dos processos produtivos da indústria de transformação no Estado de Minas Gerais. Para tanto foi formulado o Índice P+L.

A metodologia desenvolvida traz como inovação a possibilidade de uma análise agregada ou desagregada dos cinco temas trabalhados (Materiais; Água e Efluentes Líquidos; Energia; Resíduos Sólidos e Emissões Atmosféricas), auxiliando os empreendedores no monitoramento de seus processos produtivos e na tomada de decisões quanto ao direcionamento de investimentos na área de produção mais limpa.

A adoção do Índice P+L como ferramenta de gestão, permitirá ao Estado, empreendedores e sociedade civil o acompanhamento das transformações das práticas empresariais em direção a padrões de produção e consumo mais sustentável.

Para o desenvolvimento da metodologia de cálculo foi conduzido um projeto piloto que aplicou o método em 5 empreendimentos de diversos setores produtivos do Estado de Minas Gerais, sendo eles: siderurgia, cimento, têxtil, laticínios, curtumes e metal-mecânico (com foco no setor de autopeças).

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2009 no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, localizada na rua Belém, 40, bairro Esplanada em Belo Horizonte/MG.

As inscrições são gratuitas, e devem encaminhadas para o email producaomaislimpa@meioambiente.mg.gov.br contendo as seguintes informações:

* Nome completo:
* Telefone:
* E-mail:
* Endereço:
* Data de nascimento:
* Formação:
* Empresa para a qual trabalha:

Mais informações pelos telefones: (31) 3219-5656 e (31) 3219-5744

Clique aqui para ter acesso a programação completa do seminário.

Clique aqui para ter acesso ao folder de divulgação do seminário.

Clique aqui para ter acesso a mais informações sobre o projeto.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima