Goeldi ganha biografia

A primeira biografia de um dos mais importantes cientistas do Brasil, pioneiro nos estudos da biodiversidade amazônica, Emílio Goeldi (1859-1917): a ventura de um naturalista entre a Europa e o Brasil, foi lançada na sexta-feira (24/4), na sede do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).

Escrito pelo historiador Nelson Sanjad, coordenador de comunicação e extensão do museu, o livro é ricamente ilustrado e dividido em duas partes. A primeira traça o roteiro de viagens de Emílio Goeldi, da Suíça, onde nasceu, ao Rio de Janeiro, para onde se mudou em 1884.

Goeldi trabalhou, durante seis anos, na Seção Zoológica do Museu Nacional, onde desenvolveu estudos importantes no âmbito da zoologia agrícola. Em 1894, foi contratado pelo governador do Pará, Lauro Sodré, para reformar e dirigir o antigo Museu Paraense, fundado em 1866.

Dirigiu o museu durante 13 anos, transformando-o em uma das mais produtivas instituições científicas de sua época. Sua administração destaca-se, entre outras conquistas, pela introdução da Amazônia no circuito científico internacional. Goeldi retornou à Suíça em 1907 para vincular-se à Universidade de Berna, tendo falecido dez anos depois.

Na segunda parte da biografia, o historiador Nelson Sanjad explora o campo intelectual onde o zoólogo atuou, da pesquisa científica à divulgação científica, mostrando que os trabalhos de Goeldi transitaram entre uma disciplina tradicional, a taxonomia, e as novas teorias da evolução que surgiam no final do século 19.

O livro é resultado de dez anos de pesquisas sobre a obra de Emílio Goeldi, quando foram consultados arquivos e bibliotecas em quatro países: Brasil, Suíça, Alemanha e Holanda. Toda a produção intelectual de Goeldi está listada na bibliografia do livro, que reúne mais de 200 textos, entre livros, artigos, palestras e relatórios.

* Emílio Goeldi (1859-1917) : a ventura de um naturalista entre a Europa e o Brasil
Autor: Nelson Sanjad
Páginas: 150
Lançamento: 2009
Preço: R$ 60

Fonte: Agência FAPESP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima