Curso Avançado de Modelagem de Nicho Ecológico

01 a 03 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO
Atualmente tem sido crescente o número de estudos que confirmam a amplitude da crise ambiental. Ao mesmo tempo também é ascendente o número de estudos que buscam compreender e reverter este quadro. Nesta busca encontramos diversas ferramentas utilizadas para estudos de conservação, entre elas está a modelagem de distribuição potencial de espécies.

Algumas possíveis aplicações destas técnicas são identificar padrões geográficos na distribuição de espécies; analisar a influência de diferentes variáveis ambientais nesse processo; avaliar o potencial de ameaça de espécies invasoras; avaliar o impacto das mudanças climáticas na distribuição da biodiversidade; estudar possíveis rotas de disseminação de doenças infecciosas; auxiliar na determinação de áreas prioritárias para conservação; e indicar áreas de distribuição potencial para espécies raras, endêmicas ou em risco de extinção, auxiliar a escolha de espécies para restauração ecológica, identificar possíveis áreas para re (introdução) de espécies.

OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos dos participantes na utilização de técnicas de modelagem de distribuição potencial de espécies e no uso de SIGs como ferramentas de pré e pós-análise.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação interessados em Biologia da Conservação.

CONTEÚDO
O curso terá enfoque principal na parte prática de realização de modelagem. Como pré-requisito os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre as ferramentas de modelagem e no uso de SIG.

Inscrições pelo link:
http://www.ipe.org.br/html/cbbc_cadastro.html

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima