Para ter uma ideia: a média do volume de um show de rock é de 100 decibéis, um avião a jato pode alcançar (se você estiver bem perto das turbinas) os 160 decibéis, e a poluição sonora das metrópoles chega a 80 decibéis. Já a baleia azul, em um só grito, vai aos 188 decibéis. E ela não é a única, como você vê nestas páginas.
E qual é a razão para tanto escândalo no reino animal? São várias e vão desde a tentativa de uma baleia macho atrair uma fêmea, até um simples cumprimento entre elefantes. Além disso, o que pode dar novos contornos- e potencializar – o volume do som desses bichos é o meio pelo qual eles transmitem sua mensagem, que pode ser a água, o ar e até a terra. Eleger o mais barulhento do mundo é fácil: a baleia vence em todos os aspectos. Mas há outros bichos que, se não levam a medalha de ouro no grito em altura, fazem bonito no barulho à distância.
Modalidade: Grito em Altura (em decibéis)
Fonte: Luiz Roberto Francisco, biólogo e consultor da ZOOTEC, empresa especializada em manejo de animais selvagens, National Oceanic and Atmospheric Administration, site Ranger Richard E. Bicknell e site Howstuffworks