O biólogo Wanieulli Pascoal realiza levantamento de aves no município de Colinas do Tocantins há 11 anos. Os registros, agora, compõem o projeto Aves de Colinas, que o ornitólogo criou com o intuito de aliar o trabalho de levantamento com ações de preservação e educação ambiental.
Desde o início das ações Wanieulli já identificou 319 espécies, algumas delas ameaçadas de extinção. Por meio de oficinas, visitas a escolas e até da criação de um clube de observação o biólogo tem por propósito engajar a população do município para que ela se torne agente ativa das iniciativas de preservação.
O projeto tem despertado interesse da população e foi destaque em uma reportagem do Portal G1: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/03/31/biologo-conta-com-ajuda-da-comunidade-para-identificar-aves-de-colinas-to.ghtml.
As ações do Aves de Colinas podem ser acompanhadas pelo Instagram do projeto: @avesdecolinas. As descobertas de Wanieulli também ajudam a alimentar a página de Colinas do Tocantins no WikiAves: https://www.wikiaves.com.br/cidade.php?c=1705508.
