I Simpósio de Plantas Medicinais e Etnofarmacologia

Com o objetivo de prover conhecimentos sobre espécies botânicas com potenciais farmacológicos, o curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) promove o I Simpósio de Plantas Medicinais e Etnofarmacologia, de 22 a 25 de julho.
Estudantes interessados em participar deve inscrever-se previamente, até 08 de julho, via mensagem eletrônica para berechiavegatto@pucminas.cesjf.br .
O valor da taxa é R$15. Acadêmicos de outras instituições de ensino também podem participar, porém, o número de vagas é limitado (público geral).
O evento, além de valorizar a flora, o saber cultural acumulado na relação homem-planta, busca o embasamento científico para práticas da medicina tradicional com a melhor compreensão de riscos e limitações, para prover mais conhecimento sobre as potencialidades e uso medicinal de determinadas espécies. Há, ainda, a intenção de evidenciar as possibilidades farmacológicas a partir a aplicação de métodos da etnofarmacologia seguindo-se paradigmas sustentáveis, legais e éticos.
O Simpósio visa a capacitar os discentes de Ciências Biológicas e áreas afins a realização de pesquisas científicas que objetivem o resgate de conhecimentos sobre plantas medicinais. Desta maneira, os módulos contemplam, essencialmente, conteúdos com esses fins. A saber, segue abaixo cada um deles:
Módulo 01) Histórico e definições: Homo sapiens x Reino Plantae, com Aline Moreira de Siqueira – 22 de julho, das 9h às 12h;
Módulo 02) Aspectos éticos e legais do direito de propriedade intelectual adquirida no contexto da Etnofarmacologia, com o Ms. Bruno Esteves Conde – 22 de julho, das 14 às 17h;
Módulo 03) Aplicação da Etnofarmacologia, com Izabela Taiana Salazar Rogério – 23 de julho, das 9h às 12h;
Módulo 04) Métodos e técnicas na pesquisa sobre plantas medicinais, com Ms. Bruno Esteves Conde – 23 de julho, das 14h às 17h;
Módulo 05) Validação farmacológica de plantas medicinais, com Arthur Moreira Siqueira – 24 de julho, das 9h às 12h;
Módulo 06) O retorno social nos trabalhos etnofarmacológicos, com Aline Moreira de Siqueira – 24 de julho, das 14h às 17h e
Módulo 07) A hora dos chás, com Ms. Bruno Esteves Conde – 25 de julho, das 9h às 11h (Turma A) e das 14h às 16h (Turma B).
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima