Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo

O mundo abriga 9.993 espécies conhecidas de aves e, pela primeira vez, todas elas foram reunidas numa única e portentosa “árvore genealógica” por uma equipe internacional de cientistas, cujo objetivo é desvendar os padrões que guiaram a evolução desses animais.
O estudo, publicado no site da revista científica “Nature”, combinou dados de DNA com análises mais tradicionais, que levam em conta a anatomia dos bichos, para traçar a árvore evolutiva das espécies de aves.
Segundo a equipe, liderada por Walter Jetz, da Universidade Yale (EUA), os dados mostram que a diversificação dos ancestrais das aves de hoje explodiu inicialmente há cerca de 50 milhões de anos.
A partir daí, uma série de “invenções” evolutivas –como as adaptações características dos beija-flores e dos papagaios, por exemplo– facilitaram o surgimento de linhas muito diversificadas, algumas “apenas” 5 milhões de anos atrás.
Os cientistas verificaram também que os grupos de aves que viviam em locais sujeitos a surtos constantes de mudança climática ou em ilhas tendiam a passar por mais episódios de formação de novas espécies. As regiões do planeta campeãs nesses processos são as Américas do Norte e do Sul e certas regiões da Ásia.
Fonte: Folha Online
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima