Grupo encontra crânio de predador da Era Paleozoica no RS

A análise de imagens do Google Earth levou a uma descoberta e tanto por uma equipe internacional de paleontólogos. Eles encontraram o primeiro carnívoro terrestre da Era Paleozoica na América do Sul.
A criatura que viveu mais de 260 milhões de anos atrás perambulava o território brasileiro. Seus restos foram encontrados em 2008 em uma região dos pampas do Rio Grande do Sul, onde existe hoje uma fazenda.
A nova espécie é um dinocefálios, um tipo de réptil mamaliforme que tem um parentesco distante dos mamíferos. Ou seja, não era nem réptil nem dino.
O crânio completo que possibilitou a identificação da nova espécie mede 35 centímetros de comprimento. Estima-se que a criatura tinha cerca de três metros e pesava mais do que um leão.
Outra curiosidade física é que os ossos da cabeça apresentavam rugosidades que lembram muito as do jacaré.
Além disso, os pesquisadores também puderam identificar semelhanças com dinocefálios carnívoros que já foram achados em lugares como Rússia e África do Sul. Isso demonstra a facilidade do bicho de se dispersar para lugares distantes.
O predador ganhou o nome de Pampaphoneus biccai– uma junção da palavra “matador dos pampas” com o nome de José Bicca, dono da fazenda onde o fóssil estava enterrado– e um artigo sobre ele será publicado na próxima edição da revista “PNAS”.
Fonte: Folha Online
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima