Meio Ambinete lança o 23º Curso BH Itinerante


Mantendo como tradição um dos seus focos centrais na promoção de cursos voltados para as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), através da Gerência de Educação Ambiental, lançou no último dia 03 de agosto, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a XXIII Edição do BH Itinerante.
O lançamento contou com uma programação extensa e teve como destaque principal a palestra sobre a Cultura Popular e Educação Ambiental, ministrada pelo Frei Francisco van der Poel, com ênfase no Rio São Francisco. Conhecido popularmente por Frei Xico, o frade franciscano está no Brasil há várias décadas e dedicou mais de 40 anos ao trabalho de pesquisa e incentivo aos movimentos culturais do Vale do Jequitinhonha. Como o chamado Rio da Integração Nacional será tema recorrente durante toda a temporada do BH Itinerante, Xico começou sua palestra-show explicando que “a cultura de um lugar é sempre coerente com o seu povo. Portanto, lá no Jequitinhonha, ela tinha que ter haver com o Rio São Francisco.
Frei Xico fez uma brilhante palestra
Responsável, entre outras coisas, ao lado da escultora Maria Lira, pela criação do coral “Os Trovadores do Vale”, que está comemorando 40 anos. Com seu célebre violão, com inscrições da palavra PAZ em todos os idiomas, Frei Xico ponteou a palestra sobre a cultura popular e a preservação do meio ambiente como instrumento de sobrevivência e dignidade. Ele aproveitou para falar do seu Dicionário da Cultura Popular, já em fase de edição, que inclui também as mais de 2.550 rezas populares e 700 cantigas regionais reunidas em sua pesquisa. “Neste trabalho, busco a união na diversidade da cultura popular que a gente encontra em todo canto”, enfatizou o franciscano. “O povo guarda o que faz sentido para ele. Ele leva a sua cultura para onde for.
As atividades foram encerradas pelos engenheiros Agrônomos do Parque da Serra do Rola Moça que fizeram uma leitura ambiental sobre o parque, salientando sua importância e características de sua biodiversidade.
Objetivos e Metas
O BH Itinerante é um Curso de Extensão em Educação Ambiental semestral, teórico e prático, com atividades internas e externas, sobre temas socioambientais. Se utiliza da cidade de Belo Horizonte e suas reservas naturais como espaço de aprendizado. É voltado para jovens e adultos, com o objetivo formar multiplicadores ambientais para promover ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade.
Durante mais de quatro meses, e com 104 horas de aulas, o BH Itinerante irá desenvolver diversas atividades como aulas de campo, palestras, grupos de debate e relatos de experiências. O Conteúdo programático do curso inclui: Agenda 21, ambiente urbano (água, solo, ar, flora e fauna), clima, conflitos ambientais urbanos, ecologia interior, fundamentos da educação ambiental, leitura ambiental, planejamento de oficinas e travessias, políticas públicas e redes socioambientais.
As rodadas do Curso se dividem sempre em atividades internas e externas. Após a 1 ª externa, realizada no Parque do Rola Moça, está programada, para o dia 10 de agosto, uma atividade interna, abordando o tema da educação moral, intitulada “Vivendo Valores e Contrato de Convivência”, conduzido pela assistente social Eliana Apgaua e coordenada por Aluísio Cardoso e Fátima Sampaio.
No dia 24 de agosto acontecerá a 2ª atividade externa do semestre quando a turma será dividida em 2 grupos para que cada um percorra um trecho da região, próximo a Secretaria de Meio Ambiente. Após percorrido o trecho, os dois grupos se unirão no ônibus do BH Itinerante e farão juntos uma análise global da região e terminam a atividade no Parque Amílcar Viana Martins, no bairro Cruzeiro.
Assista ainda o vídeo do lançamento do XXIII BH Itinerante na TV CONECTABH em http://conectabh.pbh.gov.br/
Fonte: Prefeitura de BH
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima