EUA: contra governo, Justiça ‘mantém’ urso polar em extinção

A Justiça dos Estados Unidos decidiu na quinta-feira manter o urso polar na lista de animais em risco de extinção. A decisão concede maior proteção à espécie, declarada sob risco de extinção pela primeira vez em 2008. Mas não é apenas a vida dos ursos polares que está em jogo, a medida também poderá ser usada por ambientalistas na luta contra o aquecimento global, afirma o jornal The New York Times.
Como o derretimento das calotas polares afeta o habitat natural do urso polar e representa uma ameaça à sua existência, a lei de proteção a espécies poderia ser usada como base para obrigar o país a regular a emissão de gases que causam o efeito estufa. A administração do presidente Obama se opõe à proposta, mas o juiz federal Emmet Sullivan ainda não decidiu sobre esta questão específica.
Em seu relatório, Emmet afirmou que teve que interpretar a lei, uma vez que a noção de risco de extinção não é claramente definida. Para ele, os detratores da lista não foram capazes de demonstrar que inclusão do urso polar seria “irracional”. O juiz ainda disse ser solidário a grupos de ecologistas.
Fonte: Terra
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima