Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2011, que selecionará trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa com contribuição potencial para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.
Aberto a estudantes e pesquisadores vinculados – por nacionalidade, naturalidade ou residência – aos países do bloco econômico, o tema deste ano é “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável”.
O prêmio está dividido em quatro categorias: “Iniciação Científica”, voltada a estudantes do ensino médio; “Estudante Universitário”, indicada para graduandos do ensino superior; “Jovem Pesquisador”, categoria individual para pesquisadores graduados que tenham no máximo 35 anos de idade; e “Integração”, destinada a pesquisadores de dois países diferentes do Mercosul.
Os trabalhos podem abordar questões relacionadas à redução das desigualdades sociais, conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, aumento do bem-estar, aprimoramento dos sistemas sociais mantidos ao longo do tempo e adoção de novos paradigmas de desenvolvimento econômico que levem em conta a redução do impacto da ação humana sobre o meio ambiente.
O prazo para envio dos trabalhos termina em 22 de agosto e a cerimônia de entrega do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia será realizada em novembro, no Uruguai.
Mais informações: