Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz

Mestrado Acadêmico e Doutorado – Seleção 2011
Objetivos
O programa de pós-graduação em Biodiversidade e Saúde tem por objetivo a formação de mestres e doutores capazes de atuar em pesquisa e docência sobre a biodiversidade e sobre os problemas de saúde humana decorrentes das alterações nos ambientes naturais ou devidas à ação antrópica. Esses profissionais poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e aplicada que envolvam a taxonomia com identificação, classificação, caracterização morfológica, fisiológica, bioquímica e/ou molecular, etológica, filogenética e biogeográfica dos organismos biológicos e suas relações com a saúde humana e o ambiente.
Público-alvo
O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz destina-se a portadores de diploma de graduação de duração plena reconhecido pelo MEC. O Curso de Doutorado destina-se a portadores de diploma de curso de Mestrado Acadêmico, com pelo menos um artigo científico publicado ou aceito para publicação em revista indexada como primeiro autor ou autor correspondente.
Áreas de concentração e linhas de pesquisa
Taxonomia e sistemática: contempla em cinco linhas de pesquisa, diferentes questões em taxonomia e sistemática, incluindo filogenia, estudo de populações, filogeografia e temas associados, sobre grupos de organismos envolvidos direta ou indiretamente com a saúde humana, animal ou ambiental
Saúde ambiental e humana: contempla em quatro linhas de pesquisa, estudos das relações entre ambiente e saúde e as resultantes da degradação ambiental, envolvendo diferentes grupos de organismos relacionados com a saúde humana e ambiental.
Período de inscrição
De 28 de março a 6 de abril de 2011.
Número de vagas
Serão oferecidas até 10 vagas para o curso de Mestrado e 10 para o Doutorado.
Etapas do processo seletivo
Mestrado Acadêmico
Prova objetiva de múltipla escolha com 30 questões de conhecimentos gerais sobre as áreas de concentração do programa: Taxonomia e sistemática e Saúde ambiental e humana;
Prova escrita que consistirá de perguntas, baseadas em dois artigos
científicos redigidos em inglês;
Entrevista e análise de currículo.
Doutorado
Avaliação do projeto de tese;
Avaliação de currículo;
Entrevista com apresentação oral e defesa do projeto de tese.
Informações
Secretaria Acadêmica de Ensino
Pavilhão Arthur Neiva – Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz
Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21) 2562-1201
Email: pgbs@ioc.fiocruz.br
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima