“O Senhor das Formigas” ganha prêmio espanhol de ecologia

Edward Wilson, conhecido biólogo americano, apelidado de “O Senhor das Formigas” por suas inovadoras pesquisas sobre estes insetos, foi agraciado na Espanha com um prêmio de € 400 mil euros (R$ 906 mil) pelo conjunto de sua obra.
Hoje com 81 anos, Wilson foi o primeiro cientista a descrever o comportamento social das formigas, declarou a Fundação BBVA em um comunicado, após ter concedido na terça-feira o prêmio Fronteiras do Conhecimento na categoria Ecologia e Biologia da Conservação.
Wilson conseguiu demonstrar que as formigas usam feromônio, uma substância química, para se comunicar e escolher seus itinerários, destacou o comunicado.
Segundo o júri, o biólogo também inventou e vulgarizou o termo “biodiversidade”.
Após ser informado na véspera sobre a decisão dos jurados, o cientista disse que considerava o prêmio “uma distinção maior”, informou a fundação BBVA.
Segundo a organização, Edward Wilson, professor emérito da Universidade de Harvard, não perdeu o interesse pelas formigas.
“Obviamente prestarei atenção nelas quando chegar a Madri para a cerimônia de entrega dos prêmios”, declarou aos jurados.
“Com exceção dos humanos, as formigas possuem o sistema social mais complexo de todas as criaturas vivas da Terra. As pessoas me perguntam com frequência como faço para comparar as formigas aos homens e eu os faço observar que o estudo das formigas teve um enorme impacto no estudo do comportamento humano”, acrescentou.
Fonte: FRANCE PRESSE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima