Edward Wilson, conhecido biólogo americano, apelidado de “O Senhor das Formigas” por suas inovadoras pesquisas sobre estes insetos, foi agraciado na Espanha com um prêmio de € 400 mil euros (R$ 906 mil) pelo conjunto de sua obra.
Hoje com 81 anos, Wilson foi o primeiro cientista a descrever o comportamento social das formigas, declarou a Fundação BBVA em um comunicado, após ter concedido na terça-feira o prêmio Fronteiras do Conhecimento na categoria Ecologia e Biologia da Conservação.
Wilson conseguiu demonstrar que as formigas usam feromônio, uma substância química, para se comunicar e escolher seus itinerários, destacou o comunicado.
Segundo o júri, o biólogo também inventou e vulgarizou o termo “biodiversidade”.
Após ser informado na véspera sobre a decisão dos jurados, o cientista disse que considerava o prêmio “uma distinção maior”, informou a fundação BBVA.
Segundo a organização, Edward Wilson, professor emérito da Universidade de Harvard, não perdeu o interesse pelas formigas.
“Obviamente prestarei atenção nelas quando chegar a Madri para a cerimônia de entrega dos prêmios”, declarou aos jurados.
“Com exceção dos humanos, as formigas possuem o sistema social mais complexo de todas as criaturas vivas da Terra. As pessoas me perguntam com frequência como faço para comparar as formigas aos homens e eu os faço observar que o estudo das formigas teve um enorme impacto no estudo do comportamento humano”, acrescentou.
Fonte: FRANCE PRESSE