EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA (Pós-doc)

A Embrapa Amapá abre vaga para um bolsista (recém doutor até 5 anos) para colaborar no desenvolvimento do projeto “Ferramentas inovadoras para promoção do manejo florestal de uso múltiplo em áreas de várzea do estuário amazônico” em uma das três áres descritas abaixo:
1- Profissional na área de Agrometeorologia com formação em física, meteorologia, hidrologia ou áreas afins com doutorado em meteorologia ou agrometeorologia e experiência em interação solo-planta-atmosfera e/ou física de mudanças climáticas.
Principais atribuições:
– Análise da relação entre a dinâmica da estrutura diamétrica com atributos de solo e clima para diferentes grupos de espécies.
– Modelagem da dispersão hidrocórica de sementes.
– Aplicação da metodologia de Avaliação Emergética em sistemas de manejo na várzea
– Desenvolvimento da linha de pesquisa e colaboração com os demais projetos da instituição
2-Profissional na área de Sensoriamento Remoto com formação em engenharia floretal, geografia ou áreas afins com doutorado em sensoriamento remoto.
Principais atribuições:
– Aplicação de metodologia de sensoriamento remoto para identificação e classificação de áreas de florestas de várzea
– Análise da expansão de espécies florestais a partir de análises multitemporais
– Realização de inventário digital, mapeamento e análise da distrubuição espacial das espécies
– Desenvolvimento da linha de pesquisa e colaboração com os demais projetos da instituição
3- Profissional na área de fitossociologia ou solos com formação em Ciências Florestais, Biológicas, Ecologia ou áreas afins com doutorado em ciências florestais, biologia vegetal ou botânica e experiência em em aspectos da relação vegetação/solos/geologia.
Principais atribuições:
– Análise da estrutura e dinâmica de comunidades arbóreas de florestas
– Avaliação das diferenças na associação de atributos do solo com a florística e a fitossociologia da floresta de várzea e terra firme
– Enriquecimento de clareiras da exploração madeireira e manejo da regeneração natural para facilitar o recrutamento das espécies de interesse comercial e a formação de ilhas de alta produtividade
– Análise das modificações da estrutura florestal induzidas por abate seletivo de árvores em áreas submetidas ao manejo florestal comunitário
O bolsista selecionado atuará no âmbito do projeto florestam (Ecologia e manejo florestal para uso múltiplo das várzeas do estuario amazônico), liderado pela Embrapa Amapá e em execução desde março de 2010, cujos objetivos são:
– Ampliar a fronteira de conhecimentos e viabilizar soluções tecnológicas e inovações para o manejo florestal sustentável de uso múltiplo das espécies nativas das várzeas do estuário amazônico.
– Gerar conhecimentos sobre a ecologia do ecossistema de várzea, a partir dos estudos da comunidade florestal e de interações da vegetação com fatores abióticos de clima e solo.
– Promover a aproximação entre os ribeirinhos, os técnicos da extensão e os pesquisadores em uma ação concreta de desenvolvimento do manejo comunitário, para possibilitar a integração entre o conhecimento tradicional e o saber técnico científico na construção do desenvolvimento local.
– Testar o uso de ferramentas de SIG e modelagem no planejamento, exploração e monitoramento das atividades florestais do manejo.
– Analisar o uso da síntese emergética como ferramenta inovadora para avaliação da sustentabilidade ambiental de sistemas produtivos de recursos florestais.
Período: Março 2011 – Dezembro 2012
Local: Macapá, AP
Processo de seleção: Os candidatos devem enviar currículo resumido e carta de intenção para os seguintes emails: esotta@cpafap.embrapa.br e mcguedes@cpafap.embrapa.br
Até o dia 22 de fevereiro de 2011.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima