Curso Criação de Animais Silvestres

A Organização Ponto Terra irá realizar o curso Criação de Animais Silvestres nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2011, em Belo Horizonte (MG).
Objetivos do Curso:
– Orientar novos criadores , proprietários rurais e interessados , para esta alternativa econômica.
– Disponibilizar novas tecnologias de criação animal
– Fornecer elementos para o planejamento, implantação e execução de todas as atividades para a criação de capivaras, catetos, queixadas, psitacídeos (araras e papagaios),emas, antas, pássaros, cutias e pacas.
– Capacitar profissionais e acadêmicos de zootecnia, veterinária, , agronomia, biologia e ecologia , nesta área de produção animal alternativa, e que envolve um recurso natural, a fauna e a biodiversidade.
– Treinar tratadores
– Orientar interessados em investir neste negócio, suas vantagens, riscos, oportunidades e pontos críticos.
Público-alvo:
Criadores, interessados pelo tema e pelo negócio, tratadores, profissionais e acadêmicos da área ( biologia, zootecnia, veterinária, ecologia, agronomia e demais ) , ambientalistas, lideranças indígenas e indígenas , consultores e proprietários rurais .
Conteúdo Programático:
– Conceituação sobre o manejo de fauna
– Legislação – SISFAUNA, IN 169
– Elaboração de projetos técnicos. Registro de criatórios comerciais,mantenedores de fauna, conservacionistas e zoológicos junto ao IBAMA. Obtenção das autorizações junto ao IBAMA .
– Biologia e comportamento das espécies
– Técnicas de criação de pacas,capivaras, catetos, queixadas, cutias, emas e psitacídeos (araras, maritacas e papagaios) e noções sobre criação de perdizes e pássaros
– Manejo sanitário e nutrição.
– Reprodução, instalações e cercamento com telas e elétrico.
– Captura, contenção, controles do plantel e microchipagem de animais
– Planejamento,análises econômico-financeiras, comercialização e marketing. Investimentos na criação
– Criadouros em Terras Indígenas
– Integração do turismo com a fauna.
– Aula prática nos criadouros comerciais de pacas, cutias, queixadas, catetos e emas da fazenda , acompanhados pelo instrutor e equipe de tratadores , onde os alunos acompanharão alimentação, vermifugação do plantel, contenção, marcação ( chip e anilha), exames , sexagem e outros manejos relacionados à criação, alem de executá-los individualmente na prática.
– Visitação técnica no criadouro conservacionista de pássaros, primatas, antas, lobo guará, tamanduá, tatu, capivaras, onça parda,lhamas, aves (mutuns,araras, papagaios), veados brasileiros e exóticos e outras espécies , em um total superior a 80 .
– Visita prática a um criadouro de PACAS . CONGONHAS – MG
Programação:
Dia 25 de fevereiro – sexta das 13:00 as 22:00 hs – Carga Horária = 8 horas – Na Ponto Terra em BH . Na Av. Gonçalves Dias 1922 ( sétimo andar ) , na esquina com Rua São Paulo , próximo ao centro e a savassi.
COM SÃO PAULO, BAIRRO DE LOURDES, PRÓXIMO AO CENTRO.
Dia 26 de fevereiro – sábado . Início com teórica na Ponto Terra as 09:00 em BH na Ponto Terra . Saída 14:30 hs , após o almoço, com visita prática em criadouro comercial de pacas .Congonhas – MG.
Dia 27 de fevereiro – Domingo, das 9 as 18 hs – CH = 8 horas – Aula prática e visitação com manejo na Fazenda ZÔO, em Paraopeba, Minas Gerais , A 100 KM DE Belo Horizonte, nas margens da BR 040, sentido Brasília. Saída da PONTO TERRA as 8 HS.
Mais informações pelo e-mail pontoterra@pontoterra.org.br e pelo telefone (31) 3275-3929.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima