Pessuti é homenageado com título de “Biólogo Honorário”

O Conselho Regional de Biologia do Paraná concedeu o título de “Biólogo Honorário” ao governador Orlando Pessuti, na tarde desta sexta-feira (10), em Curitiba. O governador foi homenageado por ter sido autor da lei de Auditorias Ambientais (2006) e da primeira lei do Brasil de Proteção à Fauna Ameaçada de Extinção (1994). O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, participou da entrega do título.
“Receber este título no dia do encerramento da conferência internacional sobre mudanças climáticas, organizada pela ONU, é muito gratificante. Fico ainda mais honrado ao dividir o mesmo título com o Gerdt, por ser uma pessoa brilhante que tanto contribuiu para a nossa biologia e ainda contribui ativamente”, agradeceu Pessuti.
O mesmo título também foi dedicado ao botânico e químico Gerdt Hatschbach. Gerdt chega aos 78 anos como o responsável por ter apresentado à ciência 500 novas espécies. Ele atua na botânica desde 1936 e foi um dos fundadores do Museu Botânico Municipal, que fica no Jardim Botânico, em Curitiba. Das 375 mil plantas coletadas no Museu, Gerdt foi o responsável pela coleta e identificação de 81 mil espécies.
O governador citou outro projeto de sua autoria na área ambiental. Trata-se da lei que obriga a colocação de um símbolo nos rótulos dos recicláveis para orientar a correta destinação das embalagens. Ele citou projetos que considera prioritários para a conservação do meio ambiente no Paraná.
“Devemos prosseguir com o programa de proteção da mata ciliar e da implantação das reservas legais”, exemplificou Pessuti. Quanto ao uso de agrotóxicos no Estado, ele acredita que a solução seja investir mais em ciência e tecnologia nas universidades.
“Devemos ensinar nossos alunos a serem professores dos nossos agricultores para a produção orgânica, livre de venenos agrícolas. Criar uma consciência de consumo em meio à sociedade para que os produtos sem agrotóxicos sejam os preferidos por todos, gerando maior demanda, aumento da produção e barateamento dos preços”, disse Pessuti.
O presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná, Rogério Duílio Genari, falou que a escolha da instituição para que Pessuti recebesse a homenagem se deve ao trabalho que ele dedicou à preservação dos recursos naturais.
“Hoje nosso secretário estadual de meio ambiente é biólogo, o que faz com que tenhamos mais orgulho da nossa profissão. Nossa maior bandeira é o desenvolvimento sustentável. Temos que fazer usinas hidrelétricas e estradas, mas respeitando o meio ambiente”, disse Genari.
Fonte: Agência de Notícias Estado do Parná
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima