Livros de Rachel Carson

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, o planeta Terra deve muito a Rachel Carson, uma Bióloga norte-americana que, no início da década de 1960, publicou Primavera silenciosa, obra que, mesmo tendo no título uma expressão poética, foi o estopim que deu forma a um novo e poderoso movimento social que alterou o curso da História.
Carson, pesquisadora rigorosa com talento de romancista, causou uma verdadeira revolução em defesa do meio ambiente a partir do lançamento de seu livro, em 1962. A obra, escrita em pouco mais de quatro anos, apresenta inúmeros documentos científicos de diferentes fontes, comprovando as afirmações da autora que desencadea-ram uma investigação no governo Kennedy. De imediato, inspirou a rede de tevê CBS a produzir um documentário, assistido por 15 milhões de telespectadores, que mostrava os efeitos nocivos do DDT à saúde, fato que poderia, inclusive, alcançar mais de uma geração, uma vez que resíduos dessa substância tóxica podem ser encontrados no leite humano.
Em 2000, a Escola de Jornalismo de Nova York consagrou Primavera silenciosa como uma das maiores reportagens investigativas do século XX. Em dezembro de 2006, premiando a memória e o legado de Rachel Carson, o jornal britânico The Guardian conferiu a ela o primeiro lugar na lista das cem pessoas que mais contribuíram para a defesa do meio ambiente de todos os tempos.
Outro livro da autora, O mar que nos cerca, é um outro clássico de divulgação científica. O Romance apresenta um estudo minucioso, claro e empolgante sobre o conhecimento oceanográfico dos anos 1950. Quando de sua pu-blicação, em um ano vendeu mais de 200 mil exemplares só nos Estados Unidos; ficou 86 semanas na lista dos mais vendidos (39 delas em primeiro lugar) e foi traduzido para trinta idiomas.
O mar que nos cerca recebeu o Prêmio Nacional do Livro e as medalhas de ouro John Burroughs, da Sociedade Zoológica de Nova York e da Sociedade Geográfica da Filadélfia. Foi publicado em capítulos nas revistas Science Digest e The New Yorker.
Beira-mar é outra importante obra da autora, pioneira sob o ponto de vista ecológico. O livro explora as regiões costeiras rochosas, as praias arenosas e os recifes de coral, conduzindo o leitor a mundos desconhecidos, para revelar a beleza evanescente de uma piscina natural e contar, por exemplo, a história de um grão de areia.
Os 03 livros podem ser adquiridos através do site da Editora Gaia:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima