Prêmio Hugo Werneck homenageia boas praticas ambientais

Na última segunda-feira (22), em solenidade no auditório Presidente Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, aconteceu a entrega do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, para os vencedores. A premiação, considerada o Oscar da natureza, é concedida pela revista ‘Ecológico’ a pessoas e organizações que, por meio de atitudes e projetos, contribuam para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa está integrada à 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos, que acontece de 20 a 28 de novembro.
Neste ano foram indicados 152 projetos, cases, pessoas e instituições públicas e privadas divididos em 22 categorias. O Projeto Manuelzão, iniciativa que luta pela recuperação da bacia hidrográfica do rio das Velhas, foi um dos destaques da premiação, eleito como melhor exemplo em Comunicação e Mobilização Social de 2010.
Na solenidade de entrega, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, observou que se o Brasil foi o primeiro país do mundo a incluir a preservação da natureza em sua Constituição, muito se deve ao ambientalista Hugo Werneck. “Ser finalista de um prêmio que leva esse nome já é uma vitória”, afirmou.
José Aparecido Gonçalves, o “Cido”, recebeu o prêmio de ‘Melhor Exemplo em Resíduos Sólidos’ por seu trabalho no Festival Lixo e Cidadania que acontece em Belo Horizonte. Já Alice Lorentz Godinho foi eleita ‘Melhor Exemplo do Terceiro Setor’ por sua atuação como militante na luta pela despoluição dos rios, especialmente no rio Todos os Santos, no vale do Mucuri. O Mover – Movimento Verde de Paracatu, também foi homenageado durante a solenidade.
O troféu de Melhor Ação em Ecoturismo foi de Henri Collet, gerente do Parque Nacional da Serra do Cipó. Responsável pela implantação da administração participativa na unidade de conservação, ele vem desenvolvendo um trabalho de estímulo à prática sustentável de turismo ecológico junto às comunidades que vivem próximas ao Parque.
O Grupo Plantar recebeu o prêmio ‘Exemplo Florestal’ por suas práticas em silvicultura. A empresa é a que mais realiza plantios no Estado e foi o primeiro do país a adotar Mecanismos de Desenvolvimento Limpo previstos pelo Protocolo de Kyoto. A rede de supermercados Verdemar foi eleita a Melhor Empresa de 2010 por seus investimentos em iniciativas sustentáveis. A utilização de material reciclado nos pisos do estacionamento e instalação de captação da luz solar numa das unidades recentemente inaugurada são duas delas.
A lista com todos os indicados do Prêmio, assim como o regulamento e os critérios para seleção dos premiados, estão disponíveis no site: http://www.revistaecologico.com.br/premio/
Fonte: AMDA
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima