Bolsas na Alemanha


A fundação alemã Heinrich Böll Stiftung está oferecendo bolsas de estudos de pós-graduação e doutorado para estudantes de fora da União Europeia. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro. As aulas terão início no dia 1º de abril de 2011.

Para concorrer às bolsas de pós-graduação, os candidatos devem ser provenientes de países externos à União Europeia e devem ter diploma de Ensino Superior, além de comprovar bom conhecimento da língua alemã.

Já para as bolsas de doutorado é necessário, além de comprovar bons conhecimentos no idioma, ter concluído o mestrado e ter sido aceito em alguma instituição de ensino superior alemã.

Os processos de seleção de ambos os programas dividem-se em três etapas: submissão dos documentos de candidatura, entrevista com representantes da instituição e seleção dos projetos por meio de entrevistas individuais e discussões em grupo.

Para concorrer às bolsas é preciso enviar o formulário de inscrição preenchido, uma carta de apresentação justificando os motivos que levaram o candidato a concorrer à bolsa, um currículo, cópia dos certificados de graduação exigidos para cada tipo de bolsa, referências pessoais de orientadores de projetos, sinopse do projeto de pesquisa, descrição detalhada dos propósitos do projeto, confirmação de aceite da instituição alemã e o certificado de proficiência no idioma alemão.

Mais informações: www.boell.de ou pelo e-mail studienwerk@boell.de

Fonte: Agência FAPESP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima