Faperj oferece 160 bolsas de pós-doutorado

A Faperj (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), lança nova edição do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, serão oferecidas 160 bolsas de pós-doutorado, das quais 90 serão pagas pela Capes e 70 pela Faperj.

O prazo das inscrições segue até o dia 10 de junho.

Os projetos deverão ser apresentados por orientadores de programas de pós-graduação de instituições de Ensino Superior e Pesquisa situadas no estado e reconhecidos pela Capes. Será exigido que o orientador tenha o currículo atualizado na Plataforma Lattes, seja pesquisador 1 do CNPq ou Cientista do Nosso Estado da Faperj e tenha vínculo empregatício com a instituição de execução da proposta.

Solicitações de pesquisadores nível 2 do CNPq ou Jovens Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ também serão consideradas. Dos bolsistas serão exigidos o título de doutor há no máximo cinco anos, a nacionalidade brasileira ou visto permanente no País e o currículo registrado e atualizado na Plataforma Lattes. Os candidatos deverão ainda dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto e não ter vínculo empregatício.

Também poderão ser aceitas indicações de bolsistas com defesa de tese de doutorado marcada para, no máximo, 30 de julho de 2010. As propostas, com prazo de execução de até cinco anos, deverão priorizar a formação de recursos humanos para ensino, pesquisa e inovação, além de ampliação qualitativa e quantitativa do desempenho científico e tecnológico do estado.

Serão priorizados projetos científicos que tenham relevância regional de inovação, estabeleçam cooperação com empresas e estejam inseridos em uma política de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Os aprovados terão direito a auxílios no valor de R$ 3.300 mensais.

Cada um dos bolsistas fará jus a uma taxa de bancada para projetos no valor de R$ 1.000 mensais durante os cinco anos de sua vinculação ao programa. A divulgação dos resultados da seleção está prevista para ser feita a partir do dia 5 de agosto.

As bolsas entram em vigor a partir de 1º de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no site da http://www.faperj.br/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima