Comitê seleciona diretor para Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) iniciou processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo ministro, Sergio Rezende.

O comitê para o Inpa, presidido por Ennio Candotti, do Museu da Amazônia (Musa), tem ainda, como membros, Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), José Seixas Lourenço, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Marilene Corrêa da Silva Freitas, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Tatiana Deanne de Abreu Sá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Podem se candidatar quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam a uma série de requisitos entre eles, competência profissional reconhecida; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os funcionários do Inpa, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do Instituto; visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do País, e motivação para enfrentar novos desafios.

Os documentos para candidatura ao cargo devem ser enviados até 05 de abril próximo, em papel e via eletrônica, para o endereço abaixo, abrangendo carta solicitando inscrição, curriculum vitae, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o Instituto e a aderência do seu projeto de gestão com o Plano Diretor do Inpa.

O processo seletivo, além da avaliação dos documentos, inclui apresentação pública de seu plano de gestão para o Inpa e entrevista privada dos candidatos com o Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo Comitê.

Esse sistema de escolha de dirigentes é praticado pelo MCT para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa, com amplo sucesso. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro do MCT, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica, empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

Para inscrição:
Prof. Ennio Candotti
Universidade do Estado do Amazonas,
Centro Trópico Úmido, Parque Dez
Av. Djalma Batista, 3578
69050-030 – Manaus (AM)
endereço eletrônico: ecandotti@sbpcnet.org.br

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima