Cientistas franceses descobrem novo vírus gigante em amebas

Vírus gigante que se esconde dentro de amebas e tem material genético incomum

Cientistas franceses descobriram e isolaram um novo vírus gigante que se esconde dentro das amebas e cujo genoma inclui material genético de outras espécies, segundo estudos que são publicados na edição desta semana da revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

“O vírus é completamente novo”, afirmou Didier Raoult, diretor de pesquisas de doenças infecciosas e tropicais da universidade francesa de Aix-Marselha 2.

O genoma do chamado “marseillevirus” inclui um complexo conjunto de genes que são muito diferentes em seu DNA de outras formas de vírus e mostra que há um intercâmbio genético entre outros microorganismos como vírus gigantes e bactérias também encontrados nas amebas, segundo o cientista.

A ameba, uma forma de vida unicelular que pide ser parasita em humanos e animais, atua como “uma espécie de berço de criação de novos vírus e bactérias”, afirmou Raoult.

Até o momento se sabe pouco sobre os vírus gigantes. O primeiro deles foi descoberto em 1993 por casualidade.

Com um genoma de 368.000 pares básicos, “marseillevirus” é o quinto vírus gigante sequenciado e tem um diâmetro de 250 nanômetros, segundo o Centro Nacional Francês para a Pesquisa Científica (CNRS).

O DNA do vírus gigante contém material de diferentes fontes, incluindos plantas e animais, bactérias e outros vírus gigantes como o “minivírus”.

Fonte: Folha Online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima