Primeira edição de “A Origem das Espécies” completa 150 anos

O lançamento da primeira edição do livro mais famoso do naturalista britânico Charles Darwin, “A Origem das Espécies”, completa 150 anos nesta terça-feira (24). O aniversário da publicação ocorre nove meses depois de o mundo lembrar os 200 anos de nascimento do naturalista, em fevereiro último.

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebra a data com o seminário “Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade”, até quinta-feira, com palestras de especialistas como a historiadora Thereza Baumann (Museu Nacional/UFRJ), a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (Instituto de Ciências Biomédicas/ UFRJ) e Mario de Pinna (Museu de Zoologia da USP), além da exibição de vídeos.

Demora para publicar

A teoria de Darwin foi apresentada à comunidade científica pela primeira vez em 1858, junto com a do cientista galês Alfred Russel Wallace, que chegara a conclusões semelhantes. A primeira edição do livro, no entanto, só saiu no ano seguinte, quase duas décadas depois dos primeiros rascunhos do naturalista sobre a seleção natural, desenvolvidos em sua viagem a bordo do HSM Beagle.

Em 1872, Darwin publicou “Origem, a expressão das emoções no homem e nos animais”, obra que fundou a etologia, a neurobiologia e o estudo da comunicação psicológica. O naturalista morreu em 19 de abril de 1882. Historiadores investigam novos indícios que relacionam a insuficiência cardíaca que levou à sua morte com ao mal de Chagas, doença que Darwin teria contraído na América do Sul.

Seminário “Darwin: Evolução, Ciência e Sociedade”
Data: 24 a 26 de novembro
Local: Auditório do Horto do Museu Nacional – Quinta da Boa Vista
Informações: tels (21) 2562-6906 / 2562-6916
e-mail: eventos@mn.ufrj.br

Exposição “Charles Darwin: Evolução para Todos”
Visitação: até 28 de fevereiro de 2010
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga – São Paulo – SP
Tel. (5511) 2065 – 8100 – http://www.mz.usp.br/
Ingresso: R$ 4,00 (grátis para visitantes menores de 6 anos e acima de 60; estudantes com carteira pagam meia-entrada)

Fonte: Uol Ciências
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima