A espécie Panthera onça conhecida como onça pintada é um carnívoro que se alimenta de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. A ocupação da onça pintada primeiramente era desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Esta espécie possui ampla distribuição original, mas atualmente podemos encontrá-la apenas em regiões com florestas bem preservadas. Pode ser encontrada em reservas florestais e matas cerradas do Brasil.
A onça pintada ou jaguar possui hábitos noturnos, é uma excelente caçadora e é solitária. Mesmo sendo solitárias, buscam a companhia de um par durante a época de acasalamento. A gestação dura em média 100 dias e até quatro filhotes podem ser gerados. Quando vão se reproduzir, as onças demonstram um certo apego, tendo inclusive cooperação na caça. O desmatamento acelerado e a caça são os principais contribuintes para a diminuição de suas populações na maioria dos países da América do Sul e Central.
No Brasil, a onça pintada é listada pelo (IBAMA 2003) como ameaçada de extinção. Globalmente é classificada como “quase ameaçada” (União Internacional para Conservação da Natureza, 2008). Cuja sigla em inglês é IUCN.
Devemos impedir que a onça pintada chegue a extinção, empregando políticas públicas que visam uma mitigação dos impactos antrópicos para esta espécie.