Copenhagem não pode ser palco de um teatro

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, propôs ao senador Chuck Grassley, do Comitê de Agricultura, Nutrição e Florestas, do Congresso norte-americano, que países como Brasil, Estados Unidos, Argentina e Austrália, maiores produtores agrícolas, se reúnam após a Convenção de Copenhagen para complementarem as decisões sobre o tratado de redução dos gases de efeito estufa. “Copenhagen não pode ser palco de um teatro. Deve refletir a realidade do mundo, aprovando normas que possam ser cumpridas”, disse a presidente da CNA.

O senador norte-americano afirmou que o texto da lei ambiental, a primeira a ser votada nos Estados Unidos, se mantido como está, será desfavorável para a agricultura do meio oeste e sudoeste do País. Disse estar preocupado com o fato da legislação norte-americana não vir a ser acompanhada pelo restante do mundo, especialmente por países como Índia e China. “A lei será um ônus para os agricultores dos Estados Unidos se não for considerado tudo o que o setor já fez para reduzir a emissão de CO2”, disse Chuck Grassley. Sua previsão é de que a lei não seja votada esse ano.

Ao falar sobre o debate que ocorre no Congresso brasileiro sobre a atualização do Código Florestal, a senadora Kátia Abreu comentou que a legislação brasileira é muito rigorosa, foi aprovada sob forte pressão política das organizações não governamentais e agora não pode ser cumprida. “É preciso compatibilizá-la com a realidade brasileira, para que possa ser aplicada”, disse a presidente da CNA. Explicou que, agora, após um período de radicalização provocada pelas Ongs, o debate ocorrerá em novo momento, de maior amadurecimento. Acredita que a argumentação técnica e a participação da ciência garantirão uma discussão mais séria e aprofundada sobre a nova legislação que, na sua opinião, deverá ser votada ainda este ano.

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima