WWF divulga novas espécies encontradas no Sudeste Asiático

Thomas Ziegler / WWF Greater Mekong

A ONG internacional WWF divulgou no dia 25 de setembro, fotos de algumas das 163 novas espécies descobertas por cientistas em 2008 na região do Grande Mekong, no Sudeste Asiático.

As espécies endêmicas foram encontradas em rios e florestas que compõem a região. O rio Mekong corre pelos territórios do Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, Mianmar e China. No entanto, a região do Grande Mekong é uma divisão política, que foi definida pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em 1992.

Entre as novas espécies, foram encontradas rãs, lagartos e cobras. Segundo nota da WWF, “a biodiversidade da região é tão grande que algumas descobertas, como a cascavel listrada, foram feitas por acidente”.

Os pesquisadores que colaboraram com o relatório da WWF identificaram 100 novas espécies de plantas, 28 peixes, 18 répteis, 14 anfíbios, dois mamíferos e uma ave, todos descobertos durante expedições em 2008.

No entanto, a entidade alerta para o risco de que essas espécies desapareçam devido aos impactos da mudança climática no planeta. De acordo com a organização, a elevação dos mares e a consequente invasão de água salgada em áreas de água doce pode desestabilizar o ecossistema do delta do rio Mekong no futuro.

Para ver as fotos acesse:
http://www.panda.org/wwf_news/?174681/New-species-discovered-in-the-Greater-Mekong-at-risk-of-extinction-due-to-climate-change

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima