Serão R$ 5 milhões em recursos financiados pelo Fundo Setorial de Agronegócio (CT-Agro), a serem liberados em três parcelas. Cada Rede de Pesquisa deve apresentar no mínimo três propostas de pesquisa que contemplem a valoração do serviço ambiental da polinização em 11 espécies de plantas cultivadas e ecossistemas relacionados. Serão priorizadas as propostas que executarem parceria com os agricultores beneficiários das pesquisas e que incentivarem parcerias com os setores públicos, privados e não-governamentais.
A articulação de redes inter-regionais e interdisciplinares de pesquisa em polinizadores estimulará o intercâmbio entre instituições que concentram competências, a interação entre pesquisadores, o uso otimizado de recursos e o compartilhamento de infraestrutura para a pesquisa. Espera-se, com isso, uma convergência dos resultados para subsidiar a formulação de material de divulgação científica e de políticas públicas voltadas para a conservação e o uso sustentável dos serviços da polinização.
O prazo para envio das propostas se encerra às 18:00 horas do dia 15 de setembro de 2009. As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e enviadas ao CNPq via internet, por meio do Formulário de Propostas On line. O resultado está previsto para ser divulgado no Diário Oficial da União a partir de 26 de outubro, com contratação dos projetos a partir de novembro deste ano.
Para mais informações confira o edital em:
www.cnpq.br/editais/ct/2009/024.htm
Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq