ATENÇÃO! Consulta Pública MEC: Bacharelados e Licenciaturas

O MEC disponibilizou uma Consulta Pública para contribuir com a avaliação, a regulação e a supervisão dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), com desdobramentos para a mobilidade e empregabilidade dos egressos dos cursos de Engenharia, Ciências Biológicas e da Saúde.

O Sistema CFBio/CRBio’s, preocupado com o futuro da profissão, elaborou as informações que os Biólogos devem deixar no Portal do MEC. Um dos motivos dessa ação do Sistema CFBio/CRBio’s se deve a lei de regulamentação da profissão de Biólogo, que iguala o bacharel ao licenciado. A graduação em licenciatura deve ter o mesmo conteúdo biológico teórico e prático do bacharelado, mínimo de 3.200 horas. Isso determina uma melhor qualificação do professor e uma formação para pesquisa, consultoria, fiscalização, análises, perícias, emissão de laudos e pareceres nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia.

Anteriormente a data limite para a consulta pública era até o dia 05 de agosto de 2009. O prazo foi prorrogado até 14 de agosto próximo.

O Sistema CFBio/CRBio’s também encaminhou um ofício ao MEC (http://migre.me/4PfN ) solicitando a revisão do referencial do curso de Ciências Biológicas.

Em uma sociedade democrática na maioria das vezes a OMISSÃO implica na VITÓRIA de quem se articula e atua!!! Portanto, em caráter emergencial o Sistema CFBio/CRBio’s convoca a participação de todos nesta consulta pública, pois trata-se do futuro de nossa profissão!

Assim o CFBio em conjunto com o CRBio04 e demais CRBios preparou este material abaixo, contendo os dados para serem usados na consulta pública. É só cortar e colar!! (ctrl c + ctrl v). Vamos lá!!!

Para acessar diretamente a página da consulta pública, clique no link:
http://migre.me/4P7c

Dados a serem usados na consulta pública

– REFERENCIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO

DENOMINAÇÃO DO CURSO

Ciências Biológicas Licenciatura ou Bacharelado ênfases: Biofísica;Saúde;Análises Clínicas, Patologia;Bioquímica;Biofísica/Imunologia;Parasitologia;Genética;Biologia Molecular/Celular;Farmacologia; Biotecnologia,Meio Ambiente;Gestão Ambiental;Manejo/Conservação da Biodiversidade; Águas Continentais; Biologia e Meio Ambiente,Organismos aquáticos;Recursos Ambientais;Ecologia;Botânica;Zoologia e outras. Denominados: Aquacultura;Biologia e Meio Ambiente, Biologia Animal;Biologia Marinha;Biologia ou Ciência Molecular;Biologia Sanitária;Biotecnologia;Ciências Ambientais;Ciências Naturais – Biologia;Ecologia;Recursos Ambientais;Gerenciamento Costeiro;Gestão Marinha;Gestão Ambiental;Microbiologia/Imunologia; Oceanografia Biológica;Ciências–Biologia. Passar para Ciências Biológicas.

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Ciências Biológicas profissional apto a desenvolver pesquisa científica básica/plicada sobre seres vivos. Fórmula; elabora e executa estudos; projetos; análise; fiscalização; perícias;emite e assina laudos técnicos e pareceres; orienta; dirige; assessora; presta consultoria e serviços relativos às áreas de meio ambiente; saúde e biotecnologia e produção em instituições de ensino,centros de pesquisa,laboratórios e empresas de serviços e desenvolvimento tecnológico sendo responsável técnico pelos serviços e por empresas; públicas e privadas. Atua visando a melhoria da qualidade de vida em todas as suas formas e a conservação; manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

Formação Específica: Meio Ambiente – Gestão Ambiental;Sustentabilidade da Biodiversidade e dos Ecossistemas;Geoprocessamento;Restauração de Áreas Degradadas; Tratamento de Resíduos/Efluentes;Ecotoxicologia;Oceanografia Biológica; Aqüicultura; Biologia Econômica;Paisagismo/Arborização Urbana;Dendrologia; Inventário Florestal,Gestão de UCs e afins.Saúde: Análises Clinicas Epidemiologia;Embriologia Clínica;Cito/Histoquímica;Citogenética;Genética Humana; Toxicologia; Histocompatibilidade;Saúde Pública;Infectologia; Imunogenética; Imunohematologia; Marcadores Moleculares; Reprodução Humana.Biotecnologia Genômica;Proteômica; Transcriptoma; Marcadores moleculares; Citogenética; Genética de Populações, Quantitativa e de Microorganismos; Melhoramento Genético; Engenharia Genética.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pesquisador; consultor; analista; perito; fiscal, assessor e prestador de serviços. Responsável Técnica.:Meio ambiente:Inventário/ conservação/manejo da biodiversidade e ecossistemas. Controle, monitoramento,restauração e melhoria da qualidade ambiental. Gestão, licenciamento e perícias ambientais. Paisagismo/arborização urbana. Demarcação,conservação e restauração de RL/APPs. Gestão de UCs, Museus, Jardim Botânico/Zoológico. Saúde análises,estudos, serviços,emite pareceres e laudos em análises clínicas, imunohematológicas, toxicológicas,epidemiológicas, moleculares e forenses. Aconselhamento e terapia gênica;reprodução humana assistida. Saúde pública,vigilância sanitária. Biotecnologia desenvolve produtos e processos aplicados à industria;meio ambiente;agronegócio e saúde.

INFRAESTRUTURA RECOMENDADA

Laboratório de Informática; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Bioquímica e de Biofísica; Laboratório de Biologia Molecular e de Genética; Laboratório de Biologia Geral; Laboratório de Zoologia; Laboratório de Botânica e de Fisiologia Vegetal; Laboratório de Ecologia; Laboratório de Citologia/Histologia e Anatomia e de Fisiologia; Laboratório de Multimídia; estrutura e equipamentos adequados a atividades práticas em estações experimentais e de campo.

– REFERENCIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA

DENOMINAÇÃO DO CURSO

Ciências Biológicas Licenciatura ou Bacharelado ênfases: Biofísica;Saúde;Análises Clínicas, Patologia;Bioquímica;Biofísica/Imunologia;Parasitologia;Genética;Biologia Molecular/Celular;Farmacologia; Biotecnologia,Meio Ambiente;Gestão Ambiental;Manejo/Conservação da Biodiversidade; Águas Continentais; Biologia e Meio Ambiente,Organismos aquáticos;Recursos Ambientais;Ecologia;Botânica;Zoologia e outras. Denominados: Aquacultura;Biologia e Meio Ambiente, Biologia Animal;Biologia Marinha;Biologia ou Ciência Molecular;Biologia Sanitária;Biotecnologia;Ciências Ambientais;Ciências Naturais – Biologia;Ecologia;Recursos Ambientais;Gerenciamento Costeiro;Gestão Marinha;Gestão Ambiental;Microbiologia/Imunologia; Oceanografia Biológica;Ciências–Biologia. Passar para Ciências Biológicas

PERFIL DO EGRESSO

O Licenciado em Ciências Biológicas com carga horária inferior a 3.200 horas de conteúdo biológico teórico e prático é o profissional apto a lecionar na Educação Básica. O licenciado com carga horária mínima de 3.200 horas de atuará, além do ensino, desenvolver pesquisa científica básica/plicada sobre seres vivos. Fórmula; elabora e executa estudos; projetos; análise; fiscalização; perícias;emite e assina laudos técnicos e pareceres; orienta; dirige; assessora; presta consultoria e serviços nas áreas de meio ambiente; saúde e biotecnologia e produção em instituições de ensino,centros de pesquisa,laboratórios e empresas públicas e privadas. Atua visando a melhoria da qualidade de vida em todas as suas formas e a conservação; manejo e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas.

TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO

Núcleo de Formação Básica e Específica Pedagógica: De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002. Orientação Sistema CFBio/CRBios: o mesmo conteúdo básico do Bacharelado. Núcleo de Formação Específica Biológica: De acordo Orientação Sistema CFBio/CRBios devem ser cursadas conforme aptidão do graduando pela área escolhida as mesmas disciplinas estabelecidas para o Bacharelado para que o Licenciado possa atuar nas atividades previstas na Lei 6.684/1979.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O licenciado em Ciências Biológicas atua em instituições públicas e privadas no ensino de Ciências e Biologia para o nível Fundamental e Médio; bem como no ensino Superior. O licenciado que complementar a carga horária mínima de 3.200 de conteúdo biológico teórico e prático atua como pesquisador; consultor; analista; fiscal; perito; assessor e prestador de serviços nas áreas de meio ambiente; saúde; biotecnologia e produção; assumindo responsabilidade técnica conforme proposto para o Bacharel em Ciências Biológicas

INFRAESTRUTURA RECOMENDADA

Laboratório de Informática; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Bioquímica e de Biofísica; Laboratório de Biologia Molecular e de Genética; Laboratório de Biologia Geral; Laboratório de Zoologia; Laboratório de Botânica; Laboratório de Ecologia; Laboratório de Fisiologia; Laboratório de multimídia; estrutura adequada a atividades práticas em estações experimentais; campo; laboratório e de ensino.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima