BAURU SEDIARÁ I FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Bauru sediará, de 14 a 16 de agosto, por ocasião dos festejos de aniversário da cidade, o seu I Fórum Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O evento, organizado pela agência de publicidade MCPP, já conta com a parceria da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP, da Fundação Amaral Carvalho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bauru e do Projeto Redes Sociais do SENAC e pretende inovar em seu formato, propondo o diálogo entre quatro esferas distintas: a sociedade civil organizada, a classe acadêmica, a política, e a empresarial.

A idéia fundamental que norteia o evento é a da gestão participativa, horizontal e sem hierarquias, hoje possível por meio dos usos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Acreditando que o momento é de transição entre um tipo de tecnologia comunicativa da democracia para um tipo de psicologia comunicativa da colaboração, os organizadores do evento, Jorge Luiz Maskalenka e Marta Caputo acreditam ser possível e necessário superar os entraves da burocracia estatal, por exemplo, para horizontalizar o diálogo com seus representantes e até mesmo, envolvê-los em projetos de iniciativa popular, mantendo o necessário comprometimento, desde a identificação de problemas, até o consenso para as soluções dos mesmos.

A mesma metodologia também se aplica à formulação de estratégias de planos de desenvolvimento empresarial sustentável e nas implicações destes com relação à responsabilidade social empresarial. Para além do voluntarismo das empresas e do discurso publicitário e mercadológico, as ações de responsabilidade social corporativa podem e devem, antes, atender às demandas das comunidades onde se inserem.

Para que a teoria seja colocada em prática, o fórum pretende, nos três dias do evento, fomentar a criação de Grupos de Trabalho Integrados, compostos por empresários, acadêmicos, representantes políticos e da sociedade civil organizada, cuja tarefa será a de redigir a Carta Verde de Bauru, estabelecendo-se, por meio desse documento, as metas para o desenvolvimento sustentável do município e da região para a década que se inicia. Os grupos podem ser propostos em formulário específico para esse fim, disponível no web site do evento, cuja URL é www.fers.com.br A única recomendação dos organizadores é que o proponente se empenhe em manter a diversidade do grupo, privilegiando todas as categorias convidadas a participar do evento.

A programação completa do I FERS será publicada nos próximos dias, no web site mencionado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima