Neodarwinista, Richard Dawkins traz ciência para a Flip

Biólogo Richard Dawkins lança livro anti-religiões “Deus, um Delírio

O cientista e escritor britânico Richard Dawkins é o mais recente convidado internacional a ser confirmado para a sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, entre os dias 1º e 5 de julho.

Autor de “Deus, um Delírio” (Companhia das Letras), Dawkins é o mais célebre entre os ditos neodarwinistas.

Esses intelectuais ganharam projeção recentemente ao utilizar as ideias do evolucionista Charles Darwin (1809-1882) para defender o ateísmo e mostrar os efeitos negativos da religião para a história da humanidade.

Dawkins tem sido a principal figura nas comemorações do bicentenário do naturalista britânico, celebrado neste ano junto aos 150 anos de sua principal obra, o clássico “A Origem das Espécies” (1859).

Divulgação
Biólogo Richard Dawkins lança livro anti-religiões “Deus, um Delírio” O convidado da Flip terá lançados no Brasil em maio “A Grande História da Evolução”, de 2005, e, no segundo semestre, a mais recente obra do autor, “The Greatest Show on Earth” (o grande espetáculo da Terra), ainda sem título em português definido.

Especialista em zoologia, o britânico tornou-se um polemista famoso, militante do ateísmo, principalmente a partir dos anos 70, quando lançou “O Gene Egoísta”. O livro desenvolve a tese de outro estudioso britânico, George C. Williams, de que a seleção natural se dá pela competição não entre organismos, mas entre unidades de replicação –os genes.

Na Flip, Dawkins falará sozinho, ou seja, não enfrentará nenhum debatedor na mesa. A organização não decidiu ainda se será uma palestra ou uma entrevista. Para isso, ainda espera uma resposta do convidado. Será a primeira vez em que a ciência terá espaço no festival.

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima