Curso: As Metodologias da Gestão Ambiental e da Ordenação do Território focadas na Teoria Sistêmica

O curso pretende preparar profissionais para perceber o território não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão interconectados e interdependentes, e desenvolver projetos que considerem todas as características do espaço territorial , conectando seus aspectos naturais, os sociais, o econômico, o político , adequando os instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente à metodologia da Teoria Geral dos Sistemas.

Conteúdo Programático:
· As características do universo cartesiano – newtoniano , a revolução técnico-científica dos séculos XVI e XVII e a Gestão Ambiental contemporânea;
· O Pensamento Sistêmico: Surgimento, principais teorias, lógica e características;
· Milton Santos e o espaço geográfico como totalidade- Existe diversidade na totalidade?
· A Teoria Geral dos Sistemas e a aplicação dos princípios à organização espacial territorial;
· O método e a sua metodologia; · O Zoneamento Ecológico Econômico, o Estatuto das Cidades, o Plano Diretor, a Agenda 21 e os demais instrumentos de gestão ambiental operacionalizados sob a ótica dos métodos da TGS;
· Projeto Guapimirim um modelo de ordenação espacial territorial e de adequada aplicação da legislação ambiental sob o aspecto sistêmico.

Metodologia:
O curso foi elaborado procurando incentivar mudanças na forma de pensar e agir em termos de ordenação do território e preservação de recursos naturais, considerando os métodos holísticos e sistêmicos como uma nova e necessária forma de atender as demandas atuais da sociedade e de conservação do meio ambiente. Os temas serão tratados de forma prática, utilizando para isso debates, apresentação e discussão de casos e projetos e avaliações de filmes e textos.

Coordenador e Docente:
Profº. Luiz Henrique Ramos de Camargo Geógrafo, Mestre em Gestão Ambiental e Doutor em Geografia pela UFRJ. Docente em Ecologia Política na UERJ e em Consultoria,Projetos e Geografia na Universidade Estácio de Sá. Autor do livro A Ruptura do Meio Ambiente- Ed.Bertrand Brasil Ltda e de várias obras e textos na área ambiental, além de atuar como Coordenador Científico pela UERJ e individualmente em projetos sócio-ambientais, entre eles o de Guapimirim ( Baixada Fluminense )

Processo de Inscrição:
O interessado deverá preencher integralmente o formulário existente no Fale Conosco do site www.aguamarinha.org e clicar em Enviar. A Coordenação do Curso tão logo receba o formulário, enviará para o e.mail ou para o telefone indicado no formulário,os dados bancários para a efetivação do pagamento.

A matrícula será confirmada pelos mesmo meios, tão logo a Associação Água Marinha receba por fax 21 2208-4258 / 2220-7645 ou pelo e-mail ambiente@aguamarinha.org o comprovante bancário.

Custo:
Estudantes de graduação e pós-graduação – R$180,00
Profissionais – R$220,00

O curso oferecerá Manual sobre o tema e Certificado.

Em caso de dúvida queira entrar em contato pelo tel: (21) 99181773 ou pelo e-mail: ambiente@aguamarinha.org

Realização:
Associação Água Marinha
Arqueiros Empresarial Ltda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima