PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DE ECÓTONOS – PPGEE

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos (PPGEE) visa desenvolver, aprofundar e completar a formação científica de docentes e pesquisadores em pesquisa integrada voltada para o inventariamento e conservação das regiões ecotonais. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos apresenta-se organizado em três Linhas de Pesquisa:

DIVERSIDADE ANIMAL E VEGETAL
Elaborar inventários faunísticos e florísticos, enfatizando ecossistemas do norte do Brasil, principalmente do Estado do Tocantins. Contribuir para a ampliação do conhecimento da biodiversidade através do reconhecimento, determinação e caracterização de espécies.

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Analisar os efeitos das perturbações naturais e antrópicas na dinâmica de populações e comunidades. Estudar as características auto-ecológicas das espécies e suas estratégias reprodutivas de dispersão e regeneração. Investigar a estrutura e a dinâmica de populações naturais, além dos fatores que determinam a estrutura de comunidades.

CONSERVAÇÃO E MANEJO EM ÁREAS ECOTONAIS
Desenvolver estudos básicos e aplicados visando à conservação de ecossistemas e espécies de regiões ecotonais. Estabelecer propostas de manejo de flora e fauna em regiões ecotonais, contribuindo para a identificação de áreas de proteção em escala regional e local. Desenvolver estudos sobre a recuperação de áreas degradadas em regiões ecotonais, permitindo que essas voltem a cumprir sua função ecológica.

Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos (PPGEE) visa:
1. Desenvolver, aprofundar e completar a formação científica de docentes e pesquisadores em pesquisa integrada voltada para o inventariamento econservação das regiões ecotonais.
2. Qualificar pessoas para pesquisa e docência em áreas da Biologia relacionadas à diversidade biológica, à ecologia e ao manejo de populações e ecossistemas, principalmente em regiões ecotonais.
3. Capacitar profissionais para o desenvolvimento de estudos, diagnóstico e análise de questões relacionadas à biodiversidade e ao manejo de vida silvestre, principalmente em regiões ecotonais.
4. Desenvolver estudos teóricos e experimentais tendo em vista o avanço dos fundamentos teóricos e aplicados da Ecologia, principalmente em regiões ecotonais.
5. Transferir, ao setor produtivo, o conhecimento científico-tecnológico gerado pelas atividades de pesquisa do programa. – Contribuir para a melhoria daqualidade sócio-ambiental do Brasil e do norte do país.

Informações para Inscrição
A inscrição e seleção para os curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos é feita todos os anos. Candidatos à seleção podem fazer inscrição no período programado para este fim ao final de cada semestre.

Período de Inscrição
03 a 14/11/2008

Endereço para inscrições
PPGEE Universidade Federal do Tocantins (UFT)Secretaria do Mestrado em Ecologia de Ecótonos – Bloco II, Campus de Porto Nacional Caixa Postal: 136 CEP: 77.500-000, Porto Nacional – TO. Horário de atendimento: 8 h às 12 h.

Maiores informações
Site: http://www.site.uft.edu.br/component/option,com_docman/Itemid,69/task,cat_view/gid,517/
Email: ecologia@uft.edu ou ecoecologia@gmail.com
Telefone: (63) 3363 0512

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima