V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já tem atividades previstas para BH

O Ministério de Ciência e Tecnologia vai realizar, entre 20 e 26 de outubro, a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana é tratada também como instrumento para discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas desenvolvidas e aplicadas no Brasil. Os estudantes terão ainda a oportunidade de inscrever projetos, concorrendo a bolsas de incentivo, notebooks e aparelhos de MP3 e MP4.

A edição deste ano terá como tema “Evolução e Diversidade”, referência aos 150 anos da apresentação dos estudos de Charles Darwin sobre a seleção natural. O evento ocorre em todos os estados brasileiros e conta com a participação de governos estaduais e municipais, entidades científicas e tecnológicas e instituições de ensino e pesquisa. Já estão confirmadas quatro atividades em Belo Horizonte, sendo três delas na UFMG.

A Rádio UFMG (104,5 fm) estreou, no dia 1º de julho, o programa Na Onda da Vida, mesa-redonda sobre evolução com os professores Edson Coelho de Morais e Fabrício Rodrigues dos Santos, do Departamento de Biologia, com mediação da professora Adlane Vilas-Boas. No dia 21 de outubro, das 21h às 22h, uma edição especial do programa vai integrar a agenda da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O seminário Darwinismo Ativo, que vai acontecer no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, também é parte da Semana. O evento acontece nos dias 1º e 2 de outubro, das 9h às 17h30, e no dia 3, das 8h30 às 15h30. Organizado pela Fiocruz-Minas e pela UFMG, o seminário vai apresentar, discutir e disseminar, de forma histórica e crítica, os fundamentos conceituais do darwinismo, sobretudo nos aspectos que dizem respeito à vida humana. As inscrições são realizadas através do e-mail da Pró-Reitoria de Extensão.

A Semana de Conhecimento da UFMG também integra, desde 2005, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os dias 20 e 24 de outubro, serão apresentados à comunidade universitária os trabalhos desenvolvidos por estudantes nos mais variados temas. Os melhores trabalhos receberão menção honrosa.

Ciência no Parque
Mantendo a tradição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Parque Municipal abrigará a mostra Ciência no Parque. Serão realizadas exposições voltadas para crianças e jovens, e várias áreas do conhecimento – como saúde, energia nuclear, meio ambiente, astronomia, ciências naturais, física, química e biologia – serão apresentadas de forma lúdica, interativa e interdisciplinar. No ano passado, a UFMG organizou o espaço Ciência, Arte e Sociedade e levou alguns de seus trabalhos de pesquisa. A Universidade realizou também atividades interativas e gratuitas junto ao público, tais como oficinas, exposições, apresentação de vídeos e a distribuição da cartilha Saúde, Mitos e Verdades.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece desde 2004. No ano passado, foram realizadas quase 10 mil atividades em aproximadamente 400 cidades. A programação deste ano ainda está sendo elaborada e instituições interessadas podem encaminhar propostas de atividades.

Fonte: UFMG

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima