Trabalho para uma empresa de consultoria ambiental e tenho participado de algumas concorrências públicas para trabalhos que envolvem biólogos.
Gostaria de alertar para os biólogos que estão na área ambiental, que o valor do biólogo está muito abaixo de outras categorias profissionais e algo deve ser feito. O pior é que o próprio biólogo está abaixando seu valor por aceitar valores baixos ou então estamos perdendo mercado para os estagiários de biologia que são “mão-de-obra barata” para as empresas, não existe outra explicação.
Os valores considerados nas empresas de consultoria em Minas Gerais torna o mercado do biólogo inviável para a concorrência. Os valores dos serviços dessas empresas chega a ser 50% abaixo de outras empresas e para isso não há concorrência.
Acho que o CRBio deveria estabelecer um piso mínimo para o biólogo em suas diferentes categorias (Jr, Pl ou Sr), assim como acontece com outras categorias profissionais por exemplo CREA. Assim o biólogo estaria mais protegido. Ou deveríamos pensar em outras alternativas para protegermos nossa categoria e que o biólogo seja melhor reconhecido no mercado de trabalho.
Atenciosamente,
Silvia