Bióloga Dra. Mayana Zatz vence Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2008

A Bióloga Dra. Mayana Zatz, professora do Instituto de Biociências e pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo, garantiu a sétima distinção brasileira no prêmio. A pesquisadora tem mestrado e doutorado em genética pela USP e pós-doutorado em genética humana e médica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Suas linhas de pesquisa incluem o estudo genético molecular em doenças neuromusculares e neurológicas, o estudo da expressão de genes relacionados a doenças neuromusculares em linhagens de células-tronco obtidas de indivíduos normais e pacientes afetados, o estudo da expressão de genes relacionados a diferenciação de células-tronco adultas em células musculares e o estabelecimento de linhagens de células-tronco humanas embrionárias e adultas para obtenção de células musculares.

Segundo informe do Conselho Consultivo de Ciências (CCC) do México, a especialista brasileira foi escolhida por “suas contribuições pioneiras na introdução das técnicas de genética molecular, que geraram conhecimento relevante sobre a distrofia muscular”.

Na edição de 2008, o Prêmio México de Ciência e Tecnologia recebeu 55 inscrições de 13 países. Criada em 1990, a premiação visa a reconhecer o trabalho de pesquisadores da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Em 17 edições, o Brasil foi premiado sete vezes, sendo o país com mais pesquisadores agraciados. Curiosamente, os pesquisadores brasileiros sempre foram escolhidos em anos consecutivos – antes de Mayana Zatz, os últimos premiados brasileiros eram Martín Schmal e Constantino Tsallis ganharam em 2002 e 2003, respectivamente.

Inscrições

A convocatória para a edição deste ano recebe inscrições até 13 de novembro de 2009. De acordo com o informe da Embaixada do México, a edição de 2009 contemplará o vencedor com medalha e premiação no valor equivalente a US$ 45 mil.

Mais informações no site:
www.ccc.gob.mx/images/stories/convocatorias/dipticopmportugues2009.pdf

Fonte: Jornal da Ciência com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT e do CCC/México

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pesquisar

Últimos posts

Arquivo de postagens

Siga o CRBio-04

Rolar para cima