quarta-feira, 27 de março de 2019

Combate a agrotóxicos é tema de evento em BH





Estão abertas até o dia 1º de abril as inscrições para a 1ª Reunião Anual do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos.
O evento, que é uma preparação para 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, será realizado em Belo Horizonte nos dias 4 e 5 de abril.

Também será promovida uma conferência livre com o tema “Agrotóxicos e o SUS: riscos à saúde, à segurança alimentar e ao meio ambiente.”

Garanta sua inscrição: https://goo.gl/rXGe8z

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente iniciativa. Precisamos ampliar o debate sobre o tema. Não sabemos como contaminamos nosso alimento e as consequências disso.

le_corbeau disse...

Acho extremamente relevante o assunto, principalmente pois existe uma loucura moderna em difamar as bem-feitorias humanas em favor do crescimento e desenvolvimento da sociedade... Muitos biólogos defendem o meio ambiente em detrimento do ser humano, da agricultura, do Brasil....

Os defensivos agrícolas, ou essas *substâncias*, foram desenvolvidas para melhorar a eficiência ou permitir produções que eram inviáveis... Obviamente, a cada ano desenvolvem um novo composto e é sempre a mesma coisa - falam mal do composto anterior para vender os compostos novos por um preço maior...

De forma que essa loucura atinge o consumidor final dos alimentos e eles acabam comprando comidas mais caras, a acessibilidade aos alimentos para os mais pobres cai na qualidade... Tem gente que lava o alface com detergente antes com medo de agrotóxicos e de poeira! Oras, eu pergunto, é melhor comer o alface ou deixar de comê-lo por causa de algumas moléculas de agrotóxico?

Além do mais, o oxigẽnio atmosférico oferece um potencial oxidante tão grande que alguns dias depois essas moléculas sofrem uma degradação feroz e se transformam em compostos inertes. Se você for retirar as opiniões e o capitalismo da questão nutricional, sobra pouca coisa para assuntar... Tem nutricionistas que falam que a Coca-cola faz cancer nos órgãos... Estou esperando o meu e o Warren Buffet também, vamos esperar sentados tomando outra Coca-cola...

O Papel desses cientístas deve ser o de acabar com mitos e enaltecer produções humanas, tecnológicas... Qualquer tentativa de alerme deve ser evitada... A especulação científica chegou a um ponto interessante, já passamos a fase boa da ciência, pelo visto.... Mas alguns ainda gostam do ser humano e dos países mais pobres e estamos aqui!