quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Questionário ANS: Fator de Qualidade 2017


A Agência Nacional de Saúde Suplementar disponibilizou questionários a serem respondidos por profissionais de saúde, clínicas ambulatoriais (não SADT) e clínicas SADT. As informações serão utilizadas pela ANS na composição do Fator de Qualidade (ano-base de 2017), que serve de referência ao reajuste dos prestadores de serviço de saúde aplicado em 2018.

O FQ deve ser aplicado ao índice de reajuste estabelecido pela ANS, qual seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos contratos entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde, quando há previsão de livre negociação entre as partes, como única forma de reajuste, e não há acordo após a negociação, nos primeiros noventa dias do ano.

Após as discussões no âmbito do Comitê Técnico de Avaliação da Qualidade Setorial (COTAQ), a ANS optou por manter os mesmos critérios utilizados no ano anterior, com alguns ajustes operacionais realizados para atender a diversidade de prestadores de serviços de saúde. Tais ajustes são: a inclusão de um indicador específico para maternidades (percentual de partos vaginais); a previsão expressa de critérios para os serviços de atenção domiciliar (home care); elaboração de questionários mais objetivos para SADT, clínicas e profissionais de saúde, e por fim, a obrigatoriedade da identificação dos prestadores através do CNPJ e/ou CNES.

Os formulários ficarão disponíveis até o dia 09 de março de 2018.

Questionário para profissionais de saúde que atuam em consultórios isolados: https://goo.gl/JuqL63
Questionário para clínicas ambulatoriais (não SADT): https://goo.gl/x624dT
Questionário para clínicas SADT: https://goo.gl/DWrt65
Postar um comentário