sexta-feira, 31 de março de 2017

Biólogo José Roberto Goldim recebe prêmio internacional em Bioética



O biólogo José Roberto Goldim foi escolhido, em votação unânime, para receber o Fritz Jahr International Award for Research and Promotion of European Bioethics 2017.  Goldim é chefe do Serviço de Bioética do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e é registrado no CRBio-03.

A premiação reconhece esforços, qualidades e realizações do profissional na pesquisa e na promoção da bioética europeia. O conceito se refere ao conjunto de valores promovidos pelo patrimônio intelectual e cultural europeu e não, especificamente, à localização geográfica. O candidato escolhido deve, também, demonstrar empenho no objetivo de promover avanços no campo da Bioética, com a adesão aos mais elevados padrões éticos. O nome do prêmio presta uma homenagem a Paul Max Fritz Jahr, teólogo e professor alemão responsável por empregar, pela primeira vez, o termo “Bioética”, no ano de 1927.

O júri foi formado pelos professores e pesquisadores Hans-Martin Sass (Universidade de Ruhr em Bochum-Alemanha e Instituto Kennedy de Ética da Universidade Georgetown-Estados Unidos); Helene Roig (Instituto Borja de Bioética da Universidade Ramon Llull de Barcelona-Espanha); Ante Covic (Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb-Croácia); Iva Rincic (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia) e Amir Muzur (Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka-Croácia).

A premiação ocorrerá em maio, na Croácia.

Informações e foto: ASCOM HCPA
Postar um comentário