terça-feira, 26 de abril de 2016

Biólogos com registro no CRBio-04 são finalistas de prêmio nacional



O Instituto Nanocell, organização destinada à produção de conhecimento científico, está realizando a 1ª edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano. O prêmio é dividido em seis grandes áreas e, após indicação popular, foram escolhidos seis nomes de professores e seis de alunos em cada categoria, que agora disputam a segunda etapa da premiação. Nessa fase, de votação pela internet, qualquer pessoa pode votar em até seis pesquisadores (três alunos e três professores) por categoria.

Dois biólogos registrados no CRBio-04 concorrem na área de Biotecnologia Aplicada à Saúde: o professor Luiz Ricardo Goulart Filho, do Laboratório de Nanobiotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (MG), e o professor Octavio Luiz Franco, da Universidade Católica Dom Bosco (Brasília-DF). Os três mais votados nessa segunda fase disputam a etapa final, em que uma comissão de especialistas indicará os vencedores.

Luiz Ricardo Goulart Filho
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Educacional de Machado e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1984), mestrado em Genética pela Purdue University (1987), doutorado em Genética Molecular pela Purdue University (1990), pós-doutorado em Patologia Molecular Médica pela Virginia Commonwealth University (1999) e pós-doutorado em Microbiologia Médica e Imunologia pela University of California Davis (2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (1993) e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA (2011). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Nanotecnologia, com aplicações para a saúde humana e animal. É coordenador do Instituto Nacional de Nanobiotecnologia, um núcleo de excelência que engloba 12 Instituições Federais e 29 Laboratórios, financiado pelo CNPq, FAPEMIG e CAPES.

Octavio Luiz Franco
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é Professor da Universidade Catolica Dom Bosco, Professor Adjunto da Universidade Católica de Brasília, Professor Visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB, Pesquisador visitante da Universidade de Brasilia no curso de Pós-Graduação em Patologia Molecular e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É também consultor do CNPq, FAPEMIG, FINEP, FAPDF, FUNDCET, FAPEMA, FUNDECT, FUNCAP, CPP, FONCYT, CONICYT, FAPESB, FACEPE, Kazakistan government, BARD United States - Israel Binational Agricultural Research and Development Fund, Austrian Science Fundation, Gates Foundation e National Science Foundation (NSF) US . Membro da Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular (SBBq), da The American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB) e da American Association for the Advancement of Science (AAAS).

A votação dessa segunda etapa vai até o dia 01 de junho. Para votar, acesse o link: http://goo.gl/3pcGgF.
Postar um comentário