terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Concea lança guia sobre estudos conduzidos com animais domésticos


Nos últimos meses o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) vem revisando os capítulos do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. Um desses capítulos, que estava passando por aprimoramentos desde junho de 2015, acabou de ser relançado pelo Concea: Estudos conduzidos com animais domésticos mantidos fora de instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica.

O texto compõe o Fascículo 12 do novo Guia e pode ser baixado ou consultado gratuitamente pela internet. Além de ofertar elementos para que os usuários possam priorizar o bem-estar animal, minimizando a dor e as consequências negativas da manipulação em laboratório, o Guia propõe uma reflexão crítica ao uso dos animais, por meio de uma percepção da relação custo/benefício e do valor intrínseco aos resultados pretendidos nos projetos de pesquisa e atividades didáticas.

O Fascículo Estudos conduzidos com animais domésticos mantidos fora de instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica está disponível aqui: http://goo.gl/u1lPr3.

Postar um comentário