quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Conheça secretário, o exímio caçador de serpentes



A Sagittarius serpentarius é uma ave de rapina encontrada nas pradarias da África sub-saariana, conhecida popularmente pelos nomes de secretário ou serpentário. Além de sua beleza e de uma peculiar crista de penas pretas na parte de trás da cabeça, o secretário tem como principal característica ser um exímio caçador. Ele mata suas presas com um golpe preciso de sua garra: o movimento é executado em um centésimo de segundo e com uma força equivalente a cinco vezes seu próprio peso. Essas informações foram divulgadas em uma pesquisa publicada no periódico Current Biology.

A alimentação do secretário consiste de pequenos mamíferos, insetos, crustáceos, lagartos e ovos, mas ele tem uma predileção por cobras. Segundo pesquisadores, provavelmente foi essa dieta que levou a espécie a evoluir e aprimorar seu ataque, afinal, quando se está caçando uma serpente venenosa não há espaço para erro.

Para um ser humano conseguir uma equivalência com o golpe do secretário, precisaria imprimir uma força de 4120 Newtons na perna, o que inevitavelmente o faria quebrá-la. A natureza é mesmo incrível!

Veja o vídeo de um ataque em câmera lenta feito pela equipe de pesquisa:


Com informações da IFL Science

Postar um comentário