segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A migração de caranguejos que para uma ilha da Austrália




Christmas Island é uma ilha da Austrália que ficou mundialmente conhecida pela sua migração de caranguejos vermelhos. Anualmente, entre os meses de novembro e janeiro, cerca de 50 milhões de caranguejos saem das florestas da ilha e caminham em direção à costa para reprodução e desova.

O movimento é tão intenso que ruas e estradas da ilha são fechadas ao tráfego, para evitar que os animais sejam esmagados. Em alguns pontos em que a interrupção do trânsito por dias seria inviável foram construídas pontes para que os caranguejos possam atravessar por cima das rodovias.

Neste ano o auge do processo migratório e de desova da espécie ocorreu no dia 8 de janeiro. Segundo o site oficial da ilha, cada fêmea é capaz de produzir até 100 mil ovos por ciclo reprodutivo.

Os ovos eclodem no mesmo instante em que são depositados no mar. Do estágio larval até se tornar um "jovem caranguejinho" de 5mm o período é de um mês. Após essa fase os caranguejos saem do mar e caminham por nove dias até alcançarem a floresta. Nos três primeiros anos de vida eles vivem escondidos em rochas e troncos e raramente são vistos. Só então alcançam a fase adulta e iniciam a caminhada de volta ao mar.

De cada dez anos, apenas em um ou dois um número substancial de caranguejos consegue sobreviver à fase larval. Na maioria das vezes poucos ou nenhum emergem ao fim do mês, servindo de comida para peixes e baleias. Entretanto, apenas esses anos "favoráveis" são o suficiente para manter o controle populacional da espécie.

Confira uma galeria de fotos da última migração dos caranguejos vermelhos de Christmas Island: https://goo.gl/5KKIUe
Postar um comentário