sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Eco Desafio 2015 busca projetos que minimizem impactos ao meio ambiente



Jovens empreendedores, com idade entre 18 e 34 anos, que proponham projetos inovadores, sustentáveis e viáveis para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, podem participar da sétima edição do Eco Desafio 2015. A iniciativa é promovida, nos países da América Latina e Caribe, pelas empresas PepsiCo e a Young Americas Business Trus (YABT), para incentivar o desenvolvimento de soluções ambientais e transformá-las em negócios sustentáveis. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro e podem ser feitas, individualmente ou por equipes, neste link: http://goo.gl/xn0lsn

O desafio contempla quatro categorias:

1. Agricultura sustentável
- A reutilização sustentável de produtos agrícolas (cascas de banana, de laranja, de batata, de coco, de manga, e etc)
- A promoção da agricultura como uma atividade rentável e atraente para a juventude do século XXI.

2. Reciclagem de garrafas PET
- Uma maneira sustentável de coleta massiva de garrafas PET pós-consumo.
- Uma forma inovadora de reutilizar uma grande quantidade de PET.

3. Água
- O acesso à água potável (coleta e filtração de águas pluviais)
- Uso eficiente de água na agricultura

4. App ecologicamente correto para consumidores
- Aplicativo móvel, destinado a envolver consumidores com estilos de vida sustentável e amigáveis para com o meio ambiente.

Os finalistas serão anunciados no dia 15 de abril de 2016 e a cerimônia de premiação está programada para acontecer na primeira semana de junho, na República Dominicana. Os vencedores de cada categoria recebem US$ 5.000,00 para desenvolverem seus projetos, além de treinamentos e, ainda, a oportunidade de estabelecer contato com empresários de todo o continente americano.

Sobre o Eco Desafio
O Eco Desafio é uma competição realizada nos países da América Latina e nos Estados Unidos e faz parte da competição Talento e Inovação das Américas, a TIC Américas. Em 2013, o Eco Desafio premiou a equipe brasileira Courrieros com a proposta de oferecer um serviço de entrega utilizando bicicletas na cidade de São Paulo. O Ecolivery Courrieros, como foi chamado o projeto, é uma forma alternativa que não utiliza combustível fóssil e não emite CO2 na atmosfera.

Fonte: Fapemig
Postar um comentário